Petróleo

Petróleo sobe e WTI supera barreira dos US$ 80

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em maio, atingiu máximos de um mês e encerrou o dia com um aumento de 2%

PetróleoPetróleo - Foto: Wirestock /Freepik

Os preços do petróleo subiram nesta sexta-feira (1º), com o barril do West Texas Intermediate (WTI) americano ultrapassando os 80 dólares pela primeira vez desde novembro, à medida que o mercado voltou ao modo de compra com o início do novo mês.

O WTI para entrega em abril fechou a 79,77 dólares, um aumento de 1,92%. Mais cedo, atingiu 80,85 dólares, um nível não visto desde 7 de novembro.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em maio, que era o primeiro dia de utilização como contrato de referência, atingiu máximos de um mês e encerrou o dia com um aumento de 2%, chegando a 83,55 dólares.

A perspectiva de uma extensão, no segundo trimestre, dos cortes de produção da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados reunidos na Opep+ foi o ponto de partida para esses aumentos.

De acordo com o JPMorgan, a Arábia Saudita poderia começar no início da semana que vem, e depois cada um dos outros sete membros afetados se comunicaria individualmente.

Os analistas calculam que o grupo está produzindo atualmente 6,8 milhões de barris por dia a menos do que em setembro de 2022, que foi o pico pós-pandemia de covid-19.

Para Barbara Lambrecht, do Commerzbank, a extensão desses cortes garantiria que "o petróleo se mantivesse sustentado em torno dos 80 dólares o barril, enquanto o mercado incluir uma prima geopolítica" ligada à situação no Oriente Médio.

Nesta sexta-feira, o mercado também se beneficiou de um bom indicador chinês (Caixin) que mostrou que a atividade no setor manufatureiro foi superior às previsões dos economistas em fevereiro.

Também pôde contar novamente com a firmeza dos preços dos produtos refinados, em particular a gasolina.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter