Logo Folha de Pernambuco

variante ômicron

Petróleo tem queda de 5% por temores sobre demanda com avanço da variante ômicron

Desde sua primeira detecção em novembro no sul da África, a variante ômicron já foi identificada em dezenas de países

Pré-salPré-sal - Foto: Andre Ribeiro/Agência Petrobras

Os preços do petróleo registravam queda nesta segunda-feira (20), afetados pelas preocupações a respeito da demanda diante do avanço da variante ômicron da Covid-19 e das restrições sanitárias.

Às 9H10 GMT (6H10 de Brasília), o preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em fevereiro recuava 5,11%, a 69,79 dólares, enquanto o West Texas Intermediate (WTI) para janeiro cedia 5,67%, a 66,84 dólares.

Desde sua primeira detecção em novembro no sul da África, a variante ômicron já foi identificada em dezenas de países, que retomaram restrições de viagens e outras medidas.

Embora não pareça ser mais grave do que a variante delta - que ainda é a cepa dominante - a ômicron parece ter uma preocupante resistência às vacinas e uma transmissibilidade maior, de acordo com dados preliminares.

"Para o petróleo, tudo passa pelas preocupações sobre a demanda agora mesmo", declarou à AFP Fawad Razaqzada, analista da ThinkMarkets.

"As restrições de viagens afetam grande parte da Europa e existe a possibilidade de que mais medidas sejam anunciadas nos próximos dias", acrescentou.

"Os investidores não têm outra opção a não ser vender o petróleo, assim como as ações dos setores de energia e viagens", completou.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter