internacional

Petróleo cai diante de dúvidas sobre demanda nos EUA

Preço do barril se Petroleo Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega em agosto, caiu 1,16%, para 85,01 dólares

PetróleoPetróleo - Foto: Wirestock /Freepik

As cotações do petróleo caíram nesta terça-feira (25), e perderam os ganhos de segunda, em meio à piora da confiança dos consumidores nos Estados Unidos, o que moderou o otimismo dos investidores sobre a demanda por energia.

O preço do barril Brent do Mar do Norte, de referência na Europa e para entrega em agosto, caiu 1,16%, para 85,01 dólares. Já o West Texas Intermediate (WTI), negociado no mercado americano e com vencimento para o mesmo mês, recuou 0,98%, para 80,83 dólares.

“É um mercado esgotado e mudando de direção”, resume Mark Waggoner, da consultoria Excel Futures.

“Não acredito que a demanda” por energia e combustível seja “exuberante”, acrescentou o analista, quando começa a temporada de férias nos Estados Unidos.

“Prefiro pensar que será estável e que caminhamos para uma queda” de preços, assinalou o especialista, que considera que o petróleo atingiu o pico do ano em abril, quando o WTI superou os 86 dólares por barril.

Além disso, a confiança dos consumidores piorou nos Estados Unidos em junho, mas menos do que o esperado pelo mercado, assinalou nesta terça o instituto Conference Board.

O índice de confiança das famílias ficou em 100,4 pontos para junho, segundo a pesquisa mensal do Conference Board, contra 101,3 pontos em maio.

Os analistas esperavam uma queda mais acentuada com o índice em 100 pontos, segundo o consenso reunido pela consultoria Market Watch.

Somado a esse dado-chave para as perspectivas da demanda, o dólar se fortalecerá nesta terça, o que encarece o barril de petróleo para investidores em outras moedas, já que ele é cotado na divisa americana.

Além disso, “os prêmios de risco vinculados à Rússia [pela guerra na Ucrânia] e Oriente Médio, continuam sendo importantes” e sustentam os preços, afirmou o analista Claudio Galimberti, da consultoria Rystad Energy.

Veja também

Bets podem ampliar riscos de crédito para Nubank, diz Santander
Bets

Bets podem ampliar riscos de crédito para Nubank, diz Santander

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio
bets

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Newsletter