Logo Folha de Pernambuco

PIB

PIB cresce pelo quarto mês consecutivo em Pernambuco, segundo Condep/Fidem e IBC -Br

Indústria é o principal segmento da economia responsável pelos bons números de agosto

PIBPIB - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Pernambuco registrou variação positiva no PIB pelo quarto mês consecutivo em agosto, de acordo com a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condep/Fidem). Em comparação a julho, o aumento foi de 2%. Apesar dos números positivos, o acumulado do ano ainda é negativo: -3,8%.

Agosto também foi o primeiro mês, desde fevereiro, a ter variação positiva em comparação ao mesmo período de 2019 – aumento de 0,3%. No acumulado dos últimos doze meses, o PIB do Estado caiu 2%.  

O setor que obteve maior destaque em Pernambuco foi o industrial. Segundo o levantamento, o segmento registrou aumento de 7,6% em agosto de 2020 em comparação ao mesmo período de 2019. A variação do setor no acumulado deste ano em relação ao ano anterior, porém, é negativa (-2,5%).

A agropecuária foi o único ramo que cresceu nos oito primeiros meses de 2020: 0,8%. Já o setor de serviços possui a maior retração no acumulado do ano e em agosto quando comparados a 2019.

“Claramente o setor industrial deu um salto e o da agropecuária continua bem, inclusive estando positivo no acumulado do ano ao se comparar com 2019. Em relação ao setor de serviços, devido ao coronavírus, é esperado que ele ainda não tenha se recuperad, pois muitos estabelecimentos ainda estão fechados ou funcionando com capacidade reduzida”, explicou o economista André Morais.

Os dados da Condep/Fidem são medidos pelo Estado a partir do que ele produz, não sendo o resultado oficial. A variação oficial do PIB é divulgada pelo IBGE semestralmente.

Prévia do PIB realizada pelo Banco Central reafirma otimismo

O Banco Central divulgou o IBC-Br, índice da instituição criado para antecipar o resultado do PIB. Segundo a divulgação, Pernambuco também registrou, pela quarta vez consecutiva, aumento no indicativo (0,19% em comparação a julho). Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 0,78%.

“O fato de ter sido o quarto mês mostra que é uma tendência solida, não é algo que aconteceu por causa da demanda represada, por exemplo. O que chamou a nossa atenção é que o crescimento foi maior do que o mesmo período de 2019, mostrando que estamos conseguindo crescer em relação ao ano passado”, explicou a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Maíra Fischer.

O IBC -BR também mostrou que o setor industrial foi destaque na retomada econômica do Estado. Pela primeira vez desde o início da pandemia, Pernambuco registrou crescimento de sua produção no acumulado do ano (+0,9%), colocando o Estado em primeiro lugar no ranking regional. Os setores de alimentos, bebidas e borrachas/materiais plásticos estão na liderança nacional.

Em alinhamento com o estudo da Condep/Fidem, o IBC – Br antecipou que Pernambuco ainda não possui variação positiva no acumulado de 2020 (-1,01%). O resultado, porém, ainda é melhor do que o acumulado nacional dos oito primeiros meses do ano (-5,44%).

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter