economia

PIB da China sobe 4,5% no primeiro trimestre de 2023, sinalizando recuperação

Com o fim da política de Covid zero, números da segunda maior economia do mundo entre janeiro e março apontam aceleração

Iuanes, dinheiro utilizado na China. Segundo o governo federal, sistema permite que as operações de comércio exterior entre os países sejam realizadas por meio da conversão de reais em iuanes e vice-versa, evitando a conversão para o dólarIuanes, dinheiro utilizado na China. Segundo o governo federal, sistema permite que as operações de comércio exterior entre os países sejam realizadas por meio da conversão de reais em iuanes e vice-versa, evitando a conversão para o dólar - Foto: Pixabay

A economia da China cresceu 4,5% no primeiro trimestre deste ano, segundo informou a agência Bloomberg. O número supera a previsão de 4% consensual no mercado financeiro e indica uma recuperação mais rápida do que o esperado da segunda maior economia do mundo, com o fim da política de Covid zero do presidente Xi Jinping. Apesar disso, o instituto oficial de estatísticas chinês apontou demanda doméstica insuficiente.

Segundo o Departamento Nacional de Estatísticas, o Produto Interno Bruto cresceu 4,5%, no período de janeiro a março, em relação ao ano anterior. A avaliação é que os gastos do consumidor e um aumento nos investimentos governamentais em infraestrutura ajudaram a impulsionar esse crescimento.

No entanto, especialistas apontam que há sinais conflitantes: o crescimento do crédito e das exportações disparou em março, mas a inflação permaneceu fraca.

De acordo com a Bloomberg, os economistas estão divididos sobre se o governo precisa lançar mais estímulos para impulsionar a economia doméstica.

No mês de março, os indicadores de atividade mostraram recuperação mista. As vendas no varejo aumentaram 10,6%, em relação ao ano anterior – as expectativas eram de um salto de 7,5%. Já a produção industrial cresceu 3,9%, quando a projeção era de 4,4%.

Também o investimento em ativos fixos ficou aquém: aumentou 5,1% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, quando a projeção era de 5,7%. Investimento imobiliário continuou a contrair, caindo 5,8% no período. Por fim, a taxa de desemprego urbano caiu para 5,3% no mês passado, contra 5,6% em fevereiro.

Meta cautelosa
No mês passado, o governo chinês estabeleceu uma meta cautelosa de crescimento do PIB, de cerca de 5% para este ano.

O presidente do Banco Popular da China, Yi Gang, reafirmou, na semana passada, que a economia vai crescer de acordo com a meta. Ele destacou que o mercado imobiliário está se estabilizando.

Na segunda-feira (17), o banco central manteve a taxa básica de juros e restringiu injeção de dinheiro no sistema bancário.

Veja também

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed
bolsa de valores

Bolsas da Europa avançam com expectativa de ciclo sustentado de afrouxamento pelo Fed

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas
ECONOMIA

Sistema de Valores a Receber do BC tem R$ 2,52 bilhões de pessoas falecidas

Newsletter