Logo Folha de Pernambuco

ECONOMIA

PIB do Brasil não pode ser menor que a média global, diz Haddad

Ministro da Fazenda disse "não ter dúvida" que economia brasileira vai crescer acima da média mundial; pasta deve revisar para cima projeção do PIB

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que crescimento da economia brasileira 'não pode ser menor' que média global O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que crescimento da economia brasileira 'não pode ser menor' que média global  - Foto: Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse "não ter dúvida" de que o Brasil deve crescer acima da média global. Em evento na noite desta quarta-feira, em São Paulo, ele disse que o governo não pode oferecer à sociedade "crescimento menor que a média mundial".

-- Esse país não pode crescer abaixo da média global. Nós não temos o direito de oferecer isso à sociedade — afirmou Haddad, que citou que o país caminha para um "ciclo durável" de crescimento para a próxima década. — Aquilo que nós tínhamos que aprender, temos que ter aprendido nesses últimos dez anos. Agora é hora de colher os frutos.

Em julho, o Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a projeção de crescimento global, em 2023, para 3%. A projeção do Ministério da Fazenda, atualmente, está em 2,5%. No início do mês, Haddad já havia indicado que a pasta deve revisar o crescimento para 3%. O último Boletim Focus trouxe a estimativa revisada para 2,64%.

"Congresso está sensível"
O ministro também elogiou a relação com o Congresso e, sem citar pautas específicas, disse que divergências são naturais e "vão existir em qualquer proposta". Ele também indicou que medidas que sofram revés na Casa serão "imediatamente substituídas". A fala vem um momento em que o Congresso apresenta resistência para algumas das propostas do governo para aumentar a arrecadação, como o projeto de lei para tributação de offshores.
 

— Quando você é razoável, o Congresso tem se demonstrado sensível. Ele vai fazer a mediação e é natural que isso aconteça. O que não podemos fazer é desistir dos nossos objetivos. Se amanhã, uma medida, entre as dezenas que a gente mandou, sobre um revés, nós temos que imediatamente substituí-la por outras. Nós vamos acertando.

A empresários, o ministro também indicou que está otimista com o potencial competitivo do Brasil e citou a pauta de desenvolvimento econômico sustentável. Segundo Haddad, o ministério deve apresentar o Plano de Transição Ecológica a partir da próxima semana, quando ele retorna de viagem à Nova York.

Veja também

Relatório bimestral será divulgado às 17h30, informa Ministério do Planejamento
RELATÓRIO BIMESTRAL

Relatório bimestral será divulgado às 17h30, informa Ministério do Planejamento

Novo terminal em Suape pode aumentar em 40% comércio internacional de Pernambuco, diz ministro
LANÇAMENTO

Novo terminal em Suape pode aumentar em 40% comércio internacional de Pernambuco, diz ministro

Newsletter