Nexus: 'Pix internacional' entre mais de 60 países entra em fase de teste
Plataforma está testando o sistema em alguns países; Brasil pode entrar na lista para as transações
As transferências via Pix para fora do Brasil podem ganhar a realidade. A central do Nexus, plataforma que está sendo desenvolvida no hub de inovação do BIS (Bank of International Settlements), está desenvolvendo um projeto que prevê o funcionamento das transações instantâneas entre mais de 60 países.
As transferências via Pix entre países com moedas diferentes já estão em fase de testes. A iniciativa vai permitir fazer as transações bancárias para qualquer país que já tenha o sistema instantâneo de pagamento implantado pelo Banco Central, como é o caso do Brasil.
O sistema deve permitir as transferências entre diferentes países e moedas em até um minuto.
Leia também
• iPhone 14: primeiro dia de pré-venda foi acima das expectativas
• Fed: "Luta contra a inflação vai durar o tempo necessário"
• Cirurgia minimamente invasiva da coluna é sinônimo de modernização e tecnologia
No momento, os sistemas financeiros de alguns países estão em fase de teste. Estão na lista os testes na Malásia, em Cingapura e na Zona do Euro, pelo Banco da Itália. Por enquanto, o Banco Central do Brasil está participando como “observador” da iniciativa.
O funcionamento do sistema Nexus está sendo previsto baseado em dois pontos. O primeiro é a criação do software “Nexus Gateway”, que conectará os sistemas de pagamentos instantâneos de todo o mundo. O segundo ponto é o denominado “Nexus Scheme”, que seria para estabelecer regras básicas de comunicação entre os países.
Ainda não há confirmação se o sistema será lançado oficialmente.