Tecnologia

Nexus: 'Pix internacional' entre mais de 60 países entra em fase de teste

Plataforma está testando o sistema em alguns países; Brasil pode entrar na lista para as transações

PixPix - Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

As transferências via Pix para fora do Brasil podem ganhar a realidade.  A central do Nexus, plataforma que está sendo desenvolvida no hub de inovação do BIS (Bank of International Settlements), está desenvolvendo um projeto que prevê o funcionamento das transações instantâneas entre mais de 60 países.

As transferências via Pix entre países com moedas diferentes já estão em fase de testes. A iniciativa vai permitir fazer as transações bancárias para qualquer país que já tenha o sistema instantâneo de pagamento implantado pelo Banco Central, como é o caso do Brasil.

O sistema deve permitir as transferências entre diferentes países e moedas em até um minuto.

No momento, os sistemas financeiros de alguns países estão em fase de teste. Estão na lista os testes na Malásia, em Cingapura e na Zona do Euro, pelo Banco da Itália. Por enquanto, o Banco Central do Brasil está participando como “observador” da iniciativa.

O funcionamento do sistema Nexus está sendo previsto baseado em dois pontos. O primeiro é a criação do software “Nexus Gateway”, que conectará os sistemas de pagamentos instantâneos de todo o mundo. O segundo ponto é o denominado “Nexus Scheme”, que seria para estabelecer regras básicas de comunicação entre os países.

Ainda não há confirmação se o sistema será lançado oficialmente.

Veja também

Gigantes das redes sociais são acusados nos EUA de vigiar usuários
Tecnologia

Gigantes das redes sociais são acusados nos EUA de vigiar usuários

Petróleo fecha alta, reagindo a otimismo na economia dos EUA após corte do Fed
MERCADO

Petróleo fecha alta, reagindo a otimismo na economia dos EUA após corte do Fed

Newsletter