Plataforma de criptomoedas é penalizada com multa recorde nos EUA
Empresa é processada por não ter seguido as regulamentações de registro de seus produtos durante a criação de contas de empréstimos
A BlockFi, plataforma de empréstimos em criptomoedas, aceitou pagar uma multa recorde de 100 milhões de dólares para saldar as ações contra ela nos Estados Unidos, anunciou, nesta segunda-feira (14), a comissão de títulos e valores (SEC).
A plataforma foi processada por não ter seguido as regulamentações de registro de seus produtos mediante a criação de contas de empréstimos em criptomoedas que geram rendimentos, que atraíram cerca de 600.000 investidores.
Leia também
• Como criptomoedas são roubadas? Entenda a fragilidade desses ativos
• EUA confisca US$ 3,6 bilhões em bitcoins roubados
O grupo, que não admitiu culpa neste acordo, mas disse que se submeterá às regras, também era acusado de fazer "declarações falsas e enganosas durante mais de dois anos em seu site na internet, sobre o nível de risco de seu portfólio de empréstimos", acrescentou a SEC em nota.
A BlockFi acordou pagar 50 milhões de dólares a 32 estados americanos que apresentaram ações contra ela e outros 50 milhões de dólares ao regulador do mercado, a SEC (Securities and Exchange Commission).
Ao final de 2021, a SEC impôs, no total, 2,35 bilhões de dólares em penalidades contra atores do mercado de ativos digitais, informou a consultoria Cornerstone.