Isenção

Poder público anuncia medidas para aliviar a situação de setores econômicos

Nesta semana, o Governo Federal e a Prefeitura do Recife anunciaram medidas para aliviar o impacto da pandemia em diversos segmentos econômicos

Receita Federal e Prefeitura do Recife anunciaram medidas econômicas nesta semanaReceita Federal e Prefeitura do Recife anunciaram medidas econômicas nesta semana - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira, 26, a Prefeitura do Recife anunciou novas medidas econômicas para aliviar a situação de alguns setores atingidos pelas medidas de restrição das atividades. Além disso, a gestão fez uma avaliação do impacto da decisão tomada pela Receita Federal, na última quarta-feira (23), de prorrogar o pagamento do Simples Nacional por três meses para os micro e pequenos empresários e os Microempreendedores Individuais (MEI).

Em Pernambuco, a medida de adiamento da quitação do Simples – dos meses de abril, maio e junho - vai beneficiar diretamente 484.318 empresas. Já no Recife apenas, segundo a Prefeitura, serão cerca de 19,5 mil beneficiários. De acordo com o prefeito João Campos, a medida foi tomada a partir de uma solicitação da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF) – com o objetivo de garantir o adiamento da cobrança do ISS no Simples Nacional.

A medida servirá como um apoio ao segmento que mais gerou emprego em meio à pandemia da Covid-19, de acordo com estudo do Sebrae. “As empresas do Simples Nacional pagam tributos com base na sua receita, e não no lucro. Ou seja, muitas empresas estão tendo prejuízo operacional e ainda sim estão tendo que pagar tributo. Então foi de bom senso o adiamento para que os empresários tenham fôlego de fluxo de caixa neste momento de restrição no país inteiro, que afeta ainda mais a capacidade de geração de receita das empresas”, analisou o advogado especialista na área de Direito Tributário do escritório Da Fonte Advogados, Otávio Carvalho.

O pagamento dos tributos adiados deverá ser feito nos seis meses subsequentes a junho e será da seguinte forma: a parcela referente a abril será paga em julho e agosto, com o valor sendo dividido em cada mês, e assim por diante.

Para os cofres municipais, o impacto será de R$ 36 milhões a menos na arrecadação do período.

PERMISSIONÁRIOS – A Prefeitura do Recife também anunciou a prorrogação por 60 dias da cobrança das taxas de permissão de uso dos boxes dos mercados públicos. Durante a quarentena rígida, só estão podendo operar aqueles boxes que vendem alimentos. No caso daqueles que trabalham com refeições prontas, o funcionamento só está permitido para entrega em domicílio.

Todo mês, os permissionários pagam um valor equivalente ao metro quadrado de cada boxe e sua localidade. A medida vai beneficiar 2.442 empreendedores. Além disso, o município ainda determinou o adiamento dos prazos de recadastramento dos permissionários dos serviços de táxi e de transporte complementar do exercício de 2021. Mais de 6.300 trabalhadores serão beneficiados.

Veja também

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin
Bitcoin

Como um taxista em El Salvador ficou rico com Bitcoin

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025
Tecnologia

Juiz do caso de monopólio do Google prevê anunciar punições até agosto de 2025

Newsletter