Jeep

Polo Stellantis: inovação a toda prova

O Polo Automotivo iniciou operação em Goiana em 2015. Desde então, trouxe desenvolvimento tecnológico, econômico e social para Pernambuco

Polo Automotivo Stellantis, em Goiana, Zona da Mata Norte de PernambucoPolo Automotivo Stellantis, em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco - Foto: Divulgação/Stellantis

Desde que foi anunciado para Pernambuco, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana trouxe desenvolvimento tecnológico, econômico e social. Com operação iniciada em 2015, o Polo completou seis anos em abril deste ano superando a marca de um milhão de veículos produzidos. Atualmente, quatro modelos são fabricados na planta pernambucana: Jeep Renegade, Jeep Compass, Fiat Toro e o mais novo Jeep Commander, que tem capacidade para sete passageiros e chegou para colocar a Jeep no segmento de D-SUV.

O Polo de Goiana foi a base industrial moderna para o relançamento da marca Jeep no Brasil e foi desta planta que saiu o primeiro carro conectado da Stellantis no país: o Jeep Renegade equipado com a Adventure Intelligence by Jeep Connect, plataforma de serviços de conectividade.

“Estamos colhendo os frutos do trabalho desenvolvido nesses seis anos. Ao lado do foco nas inovações tecnológicas, conseguimos também alcançar a maturidade do time e, consequentemente, resultados motivadores”, comemorou Pierluigi Astorino, Diretor de Manufatura da Stellantis para América do Sul.

Polo da Stellantis na produção de veículosPolo da Stellantis na produção de veículos. Foto: Divulgação/Stellantis

Concebida para produzir até quatro modelos simultaneamente, a planta continua a ser uma das mais modernas fábricas automotivas do grupo no mundo e passou por ajustes para receber o novo utilitário esportivo Jeep Commander. A capacidade da planta é de produzir 280 mil veículos por ano. A estimativa é de que este ano sejam fabricadas 260 mil unidades. Em 2019, foram produzidos 225 mil veículos e, em 2020, 170 mil unidades.

E a Jeep não vai parar de implantar novidades. A empresa está em pleno investimento de R$ 7,5 bilhões até 2025, com inovação e desenvolvimento de novos produtos e atração de novos fornecedores para a cadeia automotiva.

 

Tecnologia 5G na Jeep

A indústria da Jeep se tornou a primeira do setor automotivo a implantar a rede 5G na América Latina, aplicando em sua linha de produção a tecnologia de altíssima velocidade. Juntamente com a TIM e a Accenture, a Stellantis saiu na frente e criou, em três meses, o projeto piloto do 5G na fabricação dos veículos.

Neste primeiro momento, a tecnologia vai ser utilizada para identificar se todos os emblemas fixados na traseira de cada carro são colocados corretamente. Ou seja, se as siglas correspondem ao veículo. Um segundo projeto-piloto já começou a ser pensado. O tema escolhido é o tráfego de AGVs (Automated Guided Vehicles). A tecnologia controlará a movimentação dos carrinhos automáticos, dispensando a instalação de trilhos físicos ou magnéticos no piso.

“Na planta, são produzidos quatro modelos que se multiplicam em mais de 100 versões, cada qual com suas especificações de itens, componentes e acessórios. Este controle é fundamental em uma linha flexível, como a de Goiana, onde são fabricados quatro modelos distintos de duas marcas. É um case focado no cliente final, com ganho imediato de qualidade e conformidade”, enfatizou André Souza, CIO da Stellantis para a América do Sul.

Empregabilidade

Desde o início de suas atividades, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana investe no desenvolvimento de suas pessoas. Atualmente, mais de 14 mil pessoas trabalham no Polo, entre colaboradores da própria Jeep, do Parque de Fornecedores e os terceirizados. Cerca de 90% são nordestinos, sendo 85% pernambucanos. Eles são protagonistas do sucesso do Polo.

Produção do Polo StellantisProdução no Polo Stellantis, em Goiana. Foto: Divulgação/Stellantis

Logística

Com um alto índice de nacionalização dos componentes utilizados, a Jeep é a primeira montadora no Brasil a utilizar a cabotagem como fluxo permanente para transporte de componentes, desde 2018. A modalidade se refere à navegação entre portos ao longo da costa, com a terra à vista. O Polo utiliza a movimentação de componentes entre as regiões Sul e Sudeste e a planta em Goiana. As partes chegam pelo Porto de Suape e de lá seguem para a fábrica via transporte rodoviário.

Parque de fornecedores

O Polo Automotivo Stellantis foi inaugurado com um Parque de Fornecedores formado por 16 empresas em seu perímetro industrial. A Stellantis, em sintonia com a política de industrialização do Governo do Estado, continua dialogando com fornecedores para que se estabeleçam no entorno do Polo e a expectativa é que até 2030 estejam instalados em Pernambuco 49 fornecedores de materiais diretos. Atualmente, a cadeia de fornecedores automotivos diretos local é formada por 34 empresas.

Quando fundada, a operação da Jeep foi o maior investimento na história da indústria automotiva na América Latina: R$ 11 bilhões. Os veículos pernambucanos são exportados para outros países. Os principais mercados são Argentina, México, Panamá, Chile, Costa Rica, entre outros países latino-americanos.

Polo Stellantis, em GoianaProdução no Polo da Stellantis. Foto: Divulgação/Stellantis

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