REDES SOCIAIS

Por que Musk mudou o logotipo do Twitter e quais os planos do empresário para a rede social

Bilionário quer transformar o app em uma "plataforma que faz tudo", de pagamento a troca de mensagens, inspirada no chinês WeChat

Novo logo do TwitterNovo logo do Twitter - Foto: Alain Jocard/AFP

Por mais de dez anos, o Twitter foi reconhecido por seu logotipo de pássaro azul, que se tornou um símbolo da cultura da rede social.

Mas Elon Musk rebatizou a plataforma social utilizando um "X" criado com ajuda de fãs. A mudança foi descrita por ele, nesta segunda-feira, como um movimento para transformar o negócio em uma plataforma mais abrangente, chamada pelo bilionário de o aplicativo de tudo, como o chinês WeChat.

“Esta não é simplesmente uma empresa renomeando a si mesma, mas fazendo a mesma coisa”, disse Musk sobre o movimento de criação da nova identidade visual do Twitter. “O nome Twitter fazia sentido quando eram apenas mensagens de 140 caracteres indo e voltando – como pássaros cantando", acrescentou.

Musk chegou a falar sobre inspiração do WeChat para o novo “X”. O app chinês, criado pela Tencent, é usado pela maioria dos chineses para funções que vão desde efetuar pagamentos a troca de mensagens. Há ainda serviços financeiros online, como empréstimos ao consumidor.

A CEO do Twitter, Linda Yaccarino, postou mensagem da rede social dizendo que o "X" vai incluir recursos financeiros típicos de fintechs. Mas ainda não está claro exatamente quais serão os planos de Musk para “X”.

Na segunda-feira, o bilionário compartilhou uma foto de um X gigante projetado no prédio de escritórios do Twitter em São Francisco com a legenda: "Nossa sede esta noite".
 

Na área externa da sede, as seis primeiras letras do nome do Twitter estavam sendo retiradas. Mas a polícia de São Francisco interrompeu o trabalho nesta terça-feira, alegando que a remoção não havia sido autorizada.

Novo endereço na internet
A mudança aconteceu também no interior do prédio. Os logotipos "X" foram projetados no refeitório, enquanto as salas de conferência foram renomeadas para palavras com "X", incluindo "eXposure", "eXult" e "s3Xy", de acordo com o The New York Times.

Os trabalhadores, tradicionalmente apelidados de "Tweeps", começaram a remover acessórios relacionados a pássaros, como um logotipo azul gigante no refeitório.

A plataforma “X” imaginada pelo bilionário conectará a infraestrutura subjacente do Twitter ao x.com , endereço na web que, agora, funciona como o novo endereço da rede social. Ao digitar x.com na internet, o usuário é direcionado à pagina do microblog.

Musk havia dito há muito tempo que poderia fazer a mudança de nome, mas acelerou o processo em um tuíte na manhã de domingo, quando declarou que "em breve daremos adeus à marca do Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros

Queda de publicidade
A receita de publicidade do Twitter caiu à metade, divulgou recentemente Musk por meio de uma publicação na plataforma. Soma-se a isso o lançamento de seu concorrente direto, o Threads, da Meta.

A mudança de nome trouxe a atenção de volta para a plataforma social, embora, de acordo com analistas de mídia, seja improvável que compense os possíveis bilhões de dólares em perda de valor da marca.

Ao começar o movimento para remover o nome Twitter, Musk jogou fora uma marca que existia desde 2006 e que havia encantado e frustrado celebridades, políticos, atletas. O Twitter apresentou seu mascote pássaro azul em 2010 e o atualizou dois anos depois.

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter