Energia renovável: Porto de Suape e empresa francesa assinam acordo para desenvolver projeto
A iniciativa foi firmada na última segunda-feira (17) e visa produzir hidrogênio verde, amônia verde e e-metanol
Com investimentos privados de aproximadamente R$ 2 bilhões, o Complexo Industrial Portuário de Suape e a Arhyze - empresa francesa especializada em energia renovável e produção de hidrogênio -, assinaram um memorando de entendimento para o desenvolvimento de um projeto industrial.
A iniciativa foi firmada na última segunda-feira (17) e visa produzir hidrogênio verde, amônia verde e e-metanol em direção à descarbonização e uma transição energética justa e verde, que destaca o potencial do hidrogênio de baixo carbono e da sua cadeia produtiva.
Leia também
• Ouro fecha em alta, após varejo nos EUA consolidar aposta em corte de juros do Fed
• Petróleo fecha em alta, dando continuidade a avanços, e chegando nas máximas em um mês
• Nvidia se torna empresa mais valiosa da bolsa do mundo
Com início de operação previsto para 2028, a primeira fase do projeto terá como foco a produção anual de 100 mil toneladas de e-metanol.
De acordo com o Complexo Portuário, o local foi escolhido devido à sua localização na região Nordeste, posicionando-o como um polo de produção industrial e distribuição para o mercado interno e para exportação de hidrogênio de baixo carbono.
A consolidação dessa indústria tem o potencial de gerar oportunidades substanciais de emprego a partir de novas tecnologias e investimentos, promover modelos de negócios inovadores e integrar o Estado de Pernambuco na cadeia de valor global.