Logo Folha de Pernambuco

Pernambuco

Porto de Suape foi o que mais cresceu em movimentações no Brasil

Em termos percentuais, a unidade portuária foi a que mais cresceu em termos de movimentações no País

Porto de SuapePorto de Suape - Foto: Divulgação/Suape

Leia também

• Suape marca presença no Fórum Brasil Export para fomentar novos negócios em 2023

• Navio da Guarda Costeira dos EUA para missão de combate à pesca ilegal atraca em Suape

• Suape ganha mais segurança e agilidade nas operações com sistema desenvolvido pelo Cesar

O Porto de Suape movimentou 24,7 milhões de toneladas entre janeiro e dezembro de 2022, registrando um crescimento de 12,0% em comparação com 2021, o segundo melhor desempenho do Nordeste em termos quantitativos e o quarto melhor do Brasil. Em termos percentuais, no entanto, Suape foi o porto que mais cresceu em termos de movimentações no País (o mencionado 12%). Em outubro do ano passado, o Governo de Pernambuco anunciou a retomada da autonomia do Porto, facilitando a competitividade.

A unidade portuária pernambucana teve como principal mercadoria movimentada o petróleo bruto (9,5 milhões de toneladas), apresentando um crescimento de 41% na comparação com o ano anterior. O porto movimentou 84,6 milhões de toneladas em 2022, um número que representa um crescimento de 4,71% em comparação ao ano anterior. 

O pódio número um dos portos públicos foi o Porto de Santos (SP), que registrou 126,2 milhões de toneladas no ano passado (aumento de 11,42% quando comparado com 2021). Nacionalmente, o de Paranaguá (PR) e o de Itaqui (MA) completam com movimentações, respectivamente, e 52 milhões de toneladas (+0,8%) e de 33,6 milhões de toneladas (+8,2%), respectivamente. 

 

No balanço geral brasileiro, entre janeiro e dezembro de 2022, o setor portuário brasileiro movimentou 1,209 bilhão de toneladas. Foi a segunda maior movimentação portuária registrada desde 2010, somente 0,40% abaixo do ano de 2021, quando o setor portuário teve o seu recorde de movimentação: 1,214 bilhão de toneladas transportadas. Os portos organizados registraram uma movimentação de 422,2 milhões de toneladas em 2022. O número representa uma variação positiva de 3,12% em comparação ao ano anterior.  

Os dados são do Anuário Estatístico Portuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Essa é a segunda maior movimentação portuária registrada desde 2010

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter