Logo Folha de Pernambuco

Suape

Porto de Suape ganha nova rota de cabotagem

O novo serviço reforça a ligação do Nordeste com o Sul e Sudeste do país de maneira mais eficiente

Navio CMA CGM ARISTOTE em águas pernambucanasNavio CMA CGM ARISTOTE em águas pernambucanas - Foto: Divulgação

O Porto de Suape ganhou uma rota de cabotagem do novo serviço oferecido pela Mercosul Line, parte do Grupo CMA CGM, líder global em navegação e logística. A linha Nexco (Northeast Express Connection) está operando na costa brasileira, com escala nos portos de Suape, Salvador, Itaguaí e Santos. A primeira parada do navio CMA CGM ARISTOTE em águas pernambucanas ocorreu nesta segunda-feira. 

O novo serviço reforça a ligação do Nordeste com o Sul e Sudeste do Brasil, com uma garantia de maior eficiência. O navio que opera a rota, tem capacidade de 1.700 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) e saiu do Porto de Santos no dia 30 de setembro, dando início à rota.

A linha vai oferecer a direção northbound, iniciando sua rota no Porto de Santos, seguindo para Salvador e chegando a Suape, e a direção southbound, que sai de Suape, segue para Itaguaí e depois retorna ao Porto de Santos. Com uma rotação de dez dias e meio, o Nexco oferece um melhor lead time, grande eficiência multimodal e redução da emissão de CO2 comparado a outros modais.

De acordo com o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, a chegada da nova linha consolida o equipamento como um hub logístico da região. “O Porto de Suape possui uma posição estratégica na região Nordeste. O Nexco será muito vantajoso para empresas que possuem matriz no Sul e Sudeste do país e centros de distribuição no Nordeste, podendo utilizar essa logística de distribuição para todas as regiões com um tempo muito mais reduzido se comparado ao transporte rodoviário”, disse. 

A CEO da Mercosul Line, Luiza Bublitz, destaca que a empresa adotou a nova linha para auxiliar os clientes. “A Mercosul Line tem ambição de crescer e continuar atendendo os clientes que estão em busca de eficiência, segurança e sustentabilidade. O volume de cargas transportado via cabotagem no Brasil ainda está muito abaixo de seu potencial. Seguimos com nosso compromisso na geração de empregos e criação de oportunidades no Brasil”, destacou. 

O Porto de Suape é líder nacional na cabotagem entre os portos públicos brasileiros e concluiu o primeiro semestre de 2020 com 7.965.066 toneladas movimentadas neste tipo de navegação, alcançando um incremento de 13% em relação aos seis primeiros meses de 2019.

Veja também

Newsletter