Fórum Nordeste Export

Porto de Suape participa do Fórum Nordeste Export, na Paraíba

O evento é um dos mais importantes encontros do setor logístico portuário do Brasil

Porto de Suape participa do Fórum Nordeste Export, na Paraíba Porto de Suape participa do Fórum Nordeste Export, na Paraíba  - Foto: Divulgação

O Complexo Industrial Portuário de Suape participa, nesta segunda (19) e terça-feira (20), no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba, do Fórum Nordeste Export. O evento é um dos mais importantes encontros do setor logístico portuário do Brasil.  

O encontro reúne importantes lideranças nacionais do segmento e conta com a presença do diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot; e do diretor de Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti. Ambos participam de debates sobre o setor portuário. 

Marcio Guiot vai participar, nesta terça-feira (20), de uma palestra sobre a importância da boa gestão dos portos públicos para a economia do Nordeste. “Os encontros promovidos pelo Fórum Brasil Export são fundamentais para o setor logístico portuário e de infraestrutura do País”, ressaltou o gestor. 

Segundo ele, os debates, sempre promovidos com lideranças e stakeholders, evidenciam os potenciais econômicos das regiões, fomentam as conexões entre as empresas e ampliam os horizontes para novas iniciativas e projetos que podem ser desenvolvidos no curto, médio e longo prazo, em sintonia com o que acontece nos grandes mercados mundiais. “Estamos muito felizes em participar de mais uma edição desse encontro tão agregador e multissetorial”, enfatizou. 

O Nordeste Export tem o objetivo de propor reflexões sobre desafios e avanços no setor de logística, infraestrutura e transporte da segunda região mais populosa do Brasil e que abriga a maior quantidade de Estados (9, no total). Este é o quarto ano consecutivo de realização do Nordeste Export

Em 2020, o Porto de Suape foi o anfitrião do evento e a programação foi realizada no auditório da Autoridade Portuária. No ano seguinte, o fórum regional aconteceu em São Luís (MA), tendo o Porto de Itaqui como sede das visitas técnicas. No ano passado, a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) recebeu a comitiva em Salvador. Este ano, o porto anfitrião é o de Cabedelo, embora o evento seja realizado na vizinha João Pessoa. 

“O Porto de Suape está na rota da descarbonização. Recentemente, lançamos o TecHub H2V, projeto que segue em consonância com as boas práticas ambientais da Agenda ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança). Nosso objetivo maior é fazer com que Suape esteja preparado para receber novas tecnologias voltadas para o mercado da descarbonização, se tornando referência internacional na produção de energias renováveis. Participar de um encontro tão importante como o Nordeste Export e poder falar sobre transição energética, é gratificante e enriquecedor”, disse o diretor Carlos Cavalcanti. 

TecHub 
A iniciativa da implantação do TecHub H2V é liderada pela CTG Brasil (uma das principais empresas de geração de energia limpa no país), em parceria com o Departamento Nacional do Senai, Senai-PE e Governo de Pernambuco, que contribuirá significativamente no processo de descarbonização do complexo, por meio do projeto Carbono Neutro.

O evento, exclusivo para conselheiros, patrocinadores e autoridades convidadas pelo Grupo Brasil Export, conta com extensa programação e participação de autoridades do segmento, como representantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. 

Para ter acesso à programação do fórum regional, os interessados podem acessar o site do evento

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter