Logo Folha de Pernambuco

Projeto social

Porto Digital anuncia projeto que oferece Wi-Fi gratuito para comunidade no Recife

'Pilar Conectado' é o terceiro projeto do Porto Digital para a comunidade do Pilar, no bairro do Recife

Pilar Conectado oferece sinal gratuito de internet para 800 moradoresPilar Conectado oferece sinal gratuito de internet para 800 moradores - Foto: Beto Oliveira / Porto Digital

O Porto Digital promoveu, na manhã desta terça-feira, uma coletiva para revelar o projeto “Pilar Conectado”. Por meio de uma mobilização do ecossistema de inovação da instituição, foi desenvolvido a iniciativa que irá fornecer wi-fi gratuitamente para todos os moradores da Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. A região apresenta o IDH mais baixo do Recife. Além do sinal de internet, a iniciativa ainda prevê ações educativas sobre prevenção e cuidados durante a pandemia, que deve beneficiar mais de 800 pessoas

O Pilar Conectado é fruto do trabalho em conjunto do Porto Digital com as empresas Elcoma Vagalume, Avantia, UmTelecom e Lemos Telecom, com apoio do Softex Recife, Cesar e Instituto Qualidade no Ensino. Para Pierre Lucena, presidente do parque tecnológico, a instalação do sinal de Wi-Fi deve gerar mais resultados do que unicamente o acesso à internet. “(A ideia) Surgiu ano passado e as empresas começaram a se mobilizar para que nós pudéssemos ter a internet na comunidade do Pilar, porque isso pode proporcionar uma série de ganhos para a comunidade”, contou. É a terceira ação do Porto Digital visando a comunidade do Pilar em 2020. Antes, houve a ‘Creche do Porto Digital’ e entrega de cestas básicas para famílias cadastradas pela organização.

O presidente da Elcoma, Júlio Gil Freire, valorizou o comprometimento das empresas para dar prosseguimento ao projeto e a inserção da comunidade no campo de comunicação moderno. “É uma satisfação nossa estar participando de um projeto dessa natureza. Isso só se consolida com a união das empresas. Nenhuma empresa sozinha consegue fazer isso. São quatro pilares que sustentam o projeto, que é a questão de internet, tem toda uma infraestrutura que vai carregar o sinal até os roteadores; temos o Wi-FI; e todo o conteúdo e benefícios finais para a comunidade. A internet é um elemento central da sociedade conectada, hoje temos um mundo absolutamente conectado e a cidadania e dignidade das pessoas está extremamente vinculada a essa conectividade. 

Já Sílvio Aragão, fundador e CEO da Avantia, exaltou a atuação do Porto Digital em causas sociais. “Eu acho que essas coisas nascem por estamos dentro de um ecossistema tão frutífero e tão maravilhoso como o Porto Digital. Quando, além de incentivar as empresas de tecnologia e o empreendedorismo tecnológico no estado, também se preocupa com o próximo e levar àqueles que são menos assistidos. A Avant é uma empresa de infraestrutura e tecnologia de segurança e de TI, já estamos no Porto Digital há doze anos e, quando fomos convidados para o projeto, nós abraçamos a causa de imediato.

Em pesquisa realizada pelo parque tecnológico, ao todo são 600 celulares e 100 laptops utilizados por 300 famílias da comunidade. A previsão é atender a cerca de 875 pessoas na área que engloba quatro prédios do conjunto habitacional, além de barracos ao redor da Igreja do Pilar, Rua de São Jorge e Rua do Ocidente.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter