Logo Folha de Pernambuco

Economia

Porto do Recife movimentou 201,5 mil toneladas de fertilizantes em 2021; mais de 19% foram da Rússia

Maior parte de fertilizantes chegou ao terminal portuário da capital pernambucana a partir da Bélgica

Movimentação de fertilizantes no Porto do RecifeMovimentação de fertilizantes no Porto do Recife - Foto: Divulgação/Porto do Recife

O Porto do Recife movimentou, em 2021, um total de 201.509 toneladas de fertilizantes. A Rússia foi o segundo maior exportador do produto, com 38.870 toneladas, equivalente a cerca de 19,3% do total.  

A maior parte de fertilizantes chegou ao terminal portuário da capital pernambucana a partir da Bélgica, um total de 79.543 toneladas.  Marrocos, Canadá e China também exportaram adubos através do Porto do Recife, mas em menor quantidade. 

Para o próximo domingo (6), o Porto do Recife espera a chegada do navio Panda, que irá descarregar mais de 5 mil toneladas de fertilizantes russos

O adubo russo esteve entre as pautas abordadas pelo presidente Jair Bolsonaro em visita, no mês passado, ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, antes do início da invasão à Ucrânia

O tópico é uma preocupação do setor do agronegócio. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o País tem estoque até outubro, mas há preocupação para a safra de verão e, por isso, ela irá até o Canadá para realizar negociações. 

Nos dois primeiros meses de 2022, aponta o Porto do Recife, a movimentação de fertilizantes superaou o mesmo período do ano passado. Em janeiro, foram 27.429 toneladas, representando um crescimento de 13,46%, em relação ao ano anterior, e em fevereiro foram 26.190 toneladas, com 79,80% de aumento. 

A movimentação no bimestre chegou a 53.619 toneladas, representando 38,40% de crescimento. A carga é tradicional no ancoradouro recifense, sempre apresentando grandes movimentações.

Mesmo com os bons resultados, o Porto do Recife se prepara para um cenário desafiador e possíveis impactos nas importações do produto. 

“Com o prolongamento desse conflito, já podemos considerar um dos principais impactos o aumento no valor dos fertilizantes. Sem Rússia e Ucrânia como fornecedores, a demanda será maior para outros países que não possuem uma produção tão alta de matérias-primas, encarecendo o produto”, afirma o diretor Comercial e de Operações do Porto do Recife, José Divard de Oliveira. 

“Como o Porto importa mais da Bélgica, é possível que não tenha um impacto tão grande nas movimentações, mas tudo vai depender de como a empresa importadora vai negociar com os outros fornecedores", completa. 

No ancoradouro ainda não houve cancelamentos de atracação e as embarcações de fertilizantes previstas continuam confirmadas.

Movimentação 
A movimentação alta ocorre principalmente devido principalmente à demanda da Fertine, empresa que possui uma indústria instalada na zona portuária há mais de 23 anos. Toda a matéria-prima para a sua produção de adubos vem através do ancoradouro recifense. 

Os fertilizantes produzidos no Recife abastecem o agronegócio do Estado, como também da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Ceará. Ano ano passado, a Fertine renovou o contrato de arrendamento para permanecer por mais 17 anos.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter