Logo Folha de Pernambuco

COVID-19

Portugal volta a autorizar a entrada de turistas brasileiros

Entrada de brasileiros estava proibida desde março de 2020

Entrada de turistas brasileiros estava proibida desde março de 2020Entrada de turistas brasileiros estava proibida desde março de 2020 - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A entrada de turistas brasileiros em Portugal, que estava proibida desde março de 2020, voltou a ser autorizada.

A decisão foi publicada no Diário da República e entra em vigor já nesta quarta-feira (1º). O documento tem validade até 16 de setembro, "podendo ser revisto em qualquer altura, em função da evolução da situação epidemiológica".

O despacho atual revoga a decisão anterior do governo, que havia prorrogado a proibição de viagens não essenciais a partir do Brasil até o fim de setembro.

Apesar do impacto da medida, até o fim da manhã (hora local), o governo luso ainda não se pronunciou ou deu mais detalhes sobre a mudança.

O despacho que libera as viagens não faz referência a uma eventual obrigatoriedade de vacinação para os viajantes.


Pelas regras em vigor nos últimos meses, quem viaja do Brasil para Portugal precisa apresentar um teste negativo para a Covid-19 antes do embarque. O viajante também precisa cumprir uma quarentena obrigatória de 14 dias após a chegada ao território português.

Pessoas vacinadas contra a Covid-19 na Europa e com o documento sanitário europeu válido estão dispensadas da quarentena.

Os governos de Portugal e Brasil estão trabalhando em um acordo para o reconhecimento de vacinas que deve acabar com o confinamento para os totalmente imunizados.

Veja também

TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro
CONCURSO

TSE Unificado: divulgados horários das provas em 8 de dezembro

Países ricos aceitam em subir oferta de financiamento climático para US$ 300 bi por ano, dia jornal
COP29

Países ricos aceitam em subir oferta de financiamento climático para US$ 300 bi por ano, dia jornal

Newsletter