FMOTORS

Potente: BYD lança 2ª geração do SUV TAN EV com 517 cv e autonomia de 430 km por R$ 536.800; confira

Versão 2024/2025 tem sete lugares e bateria Blade de 108,8 kW

BYD TAN EV 2024BYD TAN EV 2024 - Foto: Divulgação/BYD

Um carro de performance e bastante potente. É assim que se apresenta a segunda geração do SUV TAN 2024/2025  100% elétrico da BYD. Com 517 cv e torque máximo combinado de 700 N.m, o SUV premium de sete lugares tem autonomia de 430 km no ciclo PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), incorporado à tração integral All Wheel Drive (AWD), qye vem equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo.
 
A convite da marca chinesa, o blog FMotors foi até o Haras Tuiuti, no interior de São Paulo, para conferir o lançamento do carro, que chega ao mercado brasileiro pelo valor de R$ 536.800 e com a nova bateria Blade de 108,8 kWh.

No quesito performance, o TAN EV também não desaponta. Apesar de ser um carro pesado, com 2.630 quilos, ele pode atingir a velocidade máxima de até 190 km/h, indo de 0 a 100 km/h em impressionantes 4,9 segundos. 

Imagem geral do SUV TAN, um automóvel de quatro portas na cor preta

Veículo "Greentech"
Além da potência e autonomia, o modelo chama atenção pela tecnologia embarcada. A BYD se autointitula como uma empresa "Greentech" e isso é amplamente visto e sentido nos seus veículos, e no TAN não é diferente. A começar pela bateria que tem carga ultrarrápida. Em apenas 30 minutos, o SUV consegue 30% - 80% de carga em carregamento DC. Além disso, conta com a inclusão da função V2L (Vehicle-to-Load), que transforma o carro num “power bank” e permite conectar inúmeros dispositivos elétricos externos como, por exemplo, notebook, TVs e outros equipamentos eletrônicos como fonte de energia.
 
Dentro da cabine o destaque vai para o painel de instrumentos com cluster LCD de 12.3” digital, além do cockpit inteligente (ICS), multimídia integrado por uma grande tela sensível ao toque de 15,6” com rotação elétrica e portas de conexão USB e SD car, além de compatibilidade com Android Auto e Apple Car Play.

O volante com memória e aquecimento é outra novidade, que também é revestido em couro e tem ajuste elétrico. O TAN ainda conta com sistema de áudio Dynaudio Performance, com potência máxima de 775W e 12 alto-falantes e novo teto solar panorâmico de vidro deslizante, que se estende por toda a extensão do espaço interno.
Três saídas de ar individualizadas com sistema de purificação com filtro PM2.5 e ionizador, carregador por indução e USB, painel de controle central em tela touch para as fileiras traseiras, bancos dianteiros elétricos com quatro opções de massagem, ventilação, aquecimento e melhorias no pacote acústico com um maior isolamento sonoro são outras novidades do BYD TAN EV 2024. 

Também fazem parte dos itens disponíveis para o SUV elétrico da BYD a iluminação interna nas portas e painel por LED com 32 opções de configuração de cores, Internet 4G, serviço de nuvem e sistema nativo de navegação GPS. Carro ainda conta com a tecnologia NFC (Near Field Communication ou campo próximo de comunicação) para abrir, fechar e até mesmo ligar o veículo por intermédio do celular ou cartão.

Imagem do interior do veículo, volante e painéis do SUV TAN

Design
Dentre as mudanças, estão o novo para-choques dianteiro e traseiro, com linhas mais avançadas e aerodinâmicas e a grade dianteira agora fechada garantem um visual mais imponente e elegante.
 
Nas dimensões, o veículo tem 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura com 2,82 m de distância entre eixos, o que ajuda no espaço para os sete ocupantes, mas lembrando que as últimas duas fileiras os passageiros são indicados para crianças ou pessoas de baixa estatura já que o espaço é menor. 
 
Os faróis dianteiros e lanternas traseiras também ganharam um novo design amais esportivo, chamando atenção pelo conjunto de lanternas com efeito 3D de profundidade e iluminação total por LED. 

As rodas são de liga leve de 22” com pneus 265/40 R22 reforçam o perfil robusto do SUV 100% elétrico, que ainda conta com aerofólio e brake light, trazendo uma aparência única ao seu visual. 

O porta-malas tem 235 litros na configuração com sete passageiros. Com cinco, o espaço aumenta para 940 litros. Já com as duas fileiras de bancos rebatidas, o espaço chega aos 1.655 litros.

Devido a esportividade e potência do carro, a BYD aposta na tecnologia também para a suspensão, que agora é eletrônica semiativa DiSus-C, sendo na dianteira do tipo McPherson e, traseira, Multi-link. Com um toque na tela é possível alterar o ajuste eletrônico dos amortecedores escolhendo o modo conforto ou esportivo, que traz a suspensão mais rígido. 

O BYD TAN EV 2024 vem nas cores Branco Neve (Snow White), Cinza Montanha (Mountain Grey) e Preto (Silver Sand Black). O interior do carro tem duas opções de tonalidade de acabamento: marrom ou preto.

A garantia é de cinco anos ou 500.000 quilômetros para o veículo e de oito anos para as baterias. O modelo é entregue com carregador Walbox incluso.

Imagem da parte traseira do SUV TAN EV, com faróis alongados de uma ponta a outra logo abaixo do vidro traseiro do carro

Segurança
Além da tecnologia, o quesito segurança é um dos pontos altos da BYD. Nessa nova versão o SUV TAN traz airbag de cortina, que protege até os passageiros da terceira fileira de bancos. O carro ainda vem equipado com câmera de 360°, além de mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares. 

O ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) também está presente no carro, que incorpora uma série recursos inteligentes para auxiliar e dar mais segurança ao motorista. O modelo conta também com RCTA (Rear Cross Traffic Alert) ou, alerta de tráfego cruzado na traseira, responsável pelo monitoramento de pontos cegos.

O sistema informa o motorista, ao acionar a marcha à ré, quando outro veículo está se aproximando, evitando colisões e tornando as manobras mais seguras.

O novo modelo também possui sensores que mantêm o carro dentro das faixas de rolagem na estrada de forma automática. É também conhecido como LKS (Lane Keeping System) ou Sistema de Permanência em Faixa. Com o intuito de minimizar acidentes e salvar vidas, o recurso, conhecido também como AEB (Automatic Emergency Braking) ou frenagem automática de emergência, foi projetado para ajudar o condutor, ativando automaticamente os freios se não responderem a tempo no caso de uma colisão iminente.

Outros destaques do BYD TAN 2024/2025 são o HUD (Head Up Display); AFS (Sistema de Luz Frontal Adaptável); FTCA (Alerta de Tráfego Cruzado Dianteiro); FCTB (Freio Frontal Cruzado); alerta de ponto cego e saída de faixa, para maior tranquilidade do motorista e ocupantes; airbags frontais para o banco do motorista e para o passageiro, airbags laterais dianteiros e cortina de airbag lateral integrada dianteira e traseira.

Imagem do interior do veículo SUV TAN, os bancos dianteiros do carro têm cor marrom

 

Veja também

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app
trabalhadores

iFood lança portal de dados e diz que entregadores trabalham 31,1 horas mensais pelo app

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU
Inteligência Artificial

Desenvolvimento da IA não pode depender de "caprichos"do mercado, alertam especialistas da ONU

Newsletter