Práticas de fidelização da clientela fazem de todos os envolvidos vencedores
Em tempos econômicos mais desafiadores do que o comum, é difícil dispensar a oportunidade de aproveitar uma promoção
Lojas de roupas em finais de coleção de temporada, supermercados em dias especiais para setores específicos e lojas de eletrodomésticos se desfazendo dos equipamentos expostos em fachada são algumas das melhores oportunidades para aproveitar as “pechinchas” e adquirir finalmente um item em que se estava de olho há tempos.
Vê-se o mesmo em lojas online, principalmente em dias especiais, como a famigerada “Black Friday”. No caso da “Black Friday”, quem mais aproveita é o consumidor de itens de informática, que pode adquirir no dia aquele equipamento que estava na sua lista de desejos há meses, senão anos, para melhorar sua plataforma de jogos e/ou de trabalho.
Mas promoções não são apenas ocasiões para fazer consumidores aproveitarem preços baixos. Elas servem também como uma oportunidade de fidelização da clientela, principalmente quando o negócio em questão tem foco no oferecimento de serviços em vez de bens. Os “teasers” são uma boa ferramenta para introduzir novos clientes a produtos que podem não fazer parte do seu dia-a-dia, mas que possuem potencial para se tornar uma prática recorrente.
Um “ganha-ganha” para todos os envolvidos
Como sabemos, um dos setores que está mais em alta ultimamente é o de jogos online. O crescimento constante desse segmento tem feito com que as indústrias do ramo diversifiquem seus produtos cada vez mais e ofereçam formas de fidelizar novos usuários, seja por meio de free trials ou bônus. No ano passado, a plataforma de games Stadia, operada pelo Google e ainda não disponível no Brasil, ofereceu para novos usuários dois meses gratuitos do Stadia Pro. Essa promoção tinha como objetivo impulsionar a versão paga do serviço e dava aos usuários a chance de jogar alguns games de graça, sendo esse apenas um exemplo de estratégia de fidelização dos clientes.
O setor de cassinos online é outra indústria do ramo de jogos digitais que vem crescendo de forma exponencial. Plataformas de cassino online geralmente possuem algumas modalidades de jogo como “carros-chefe”. Além de jogos de cartas conhecidos, como pôquer e blackjack, e das famigeradas roletas, sites do gênero oferecem também uma grande variedade de caça-níqueis nas mais diferentes temáticas.
Algumas dessas casas oferecem rodadas grátis para alguns de seus caça-níqueis, com tais oportunidades podendo ser encontradas em websites como a Free-Spins.net. Tais rodadas grátis são válidas em jogos como Sun Egypt 2 e Age of the Gods, este último sendo oferecido
tanto pela Betfair quanto pela NetBet. Para além das rodadas grátis, os cassinos podem também oferecer bônus de depósito até um certo limite monetário, algo que também acaba atraindo novos clientes.
Fatos semelhantes ocorrem em lojas físicas que fazem promoções de queima de estoque, principalmente quando se está próximo da renovação de uma coleção. No começo do ano, shoppings de Pernambuco chegaram a oferecer 80% de desconto em cidades como Olinda e Camaragibe em diversos itens, desde roupas e calçados até perfumes e eletrônicos.
Nestas circunstâncias, une-se o interesse do lojista com o do shopping. O lojista quer reduzir o estoque em seus armazéns enquanto ainda mantém a possibilidade de gerar receitas e até mesmo lucros com os itens com preços descontados. O shopping, por sua vez, tem a meta de aumentar a frequência de clientes no estabelecimento, o que ajuda no processo de negociar novos contratos de aluguel e até atrair novas lojas para o recinto a partir do aumento do fluxo de pessoas no espaço.
Esse processo também incorre em fidelização da clientela, visto que clientes terão em mente as lojas que participaram da promoção quando precisarem comprar itens novos, mesmo que fora da época de liquidações. Já o shopping pode se tornar um novo espaço de lazer para esses clientes, aproveitando a segurança e o ambiente que o espaço oferece de maneira regular.
Entretanto, o mais comum ainda é ver promoções desse tipo tomando lugar em lojas online. O advento do “marketplace”, que oferece a possibilidade de ter em um só lugar itens e preços vendidos em vários estabelecimentos, permite a procura e escolha instantânea das melhores condições de compra pelo consumidor. E a fidelização aqui ocorre tanto para a plataforma que oferece o “marketplace” quanto para o vendedor do item sendo comprado naquele momento.
No fim, todos os envolvidos saem melhores do que estavam inicialmente. Compradores saciam suas vontades, vendedores arrecadam receitas e até geram lucros, e estabelecimentos e/ou plataformas que servem como “anfitriões” das lojas também ganham, sendo o mais importante nisso tudo o estabelecimento de um laço de confiança entre as partes, que faz com que os ganhos mútuos se perpetuem.