Logo Folha de Pernambuco

TRIBUTAÇÃO

Prazo de redução de alíquota do ICD termina na próxima quinta-feira (29)

O tributo, que é cobrado pelo recebimento de bens por herança ou doação, incide conforme o valor da propriedade

Educação financeira Educação financeira  - Foto: Divulgação

O limite para redução da alíquota do Imposto sobre Doações e Heranças (ICD) terminará na próxima quinta-feira (29). O período de tempo do benefício foi estipulado pelo Programa Dívida Zero (PERC 2023), definido pelo governo estadual por meio da Lei Complementar nº 520/2023. 

O tributo, que é cobrado pelo recebimento de bens por herança ou doação, incide conforme o valor da propriedade. 

Em Pernambuco, a norma implementou o Programa Especial de Recuperação de Créditos Tributários relacionados ao ICMS, IPVA e ICD, que promete uma economia que pode ultrapassar os 50%. Ao escolher pelo pagamento à vista, os contribuintes podem usufruir de uma redução de até 10%.

Para os que preferem parcelar, a opção de divisão do valor em até seis vezes também está disponível. O parcelamento do imposto poderá ser estendido, passando de 12 para 60 meses, tanto para doações quanto para heranças. 

"A procura por estratégias de planejamento patrimonial e sucessório aumentou consideravelmente nos últimos meses de 2023, indicando que muitas famílias estão aproveitando a redução tributária para reorganizar seu patrimônio. Nesse contexto, a criação de holdings familiares se destaca como uma ferramenta amplamente utilizada pelos advogados especializados, com a doação de quotas aos herdeiros", avalia Beatriz Portela, advogada do Portela Soluções Jurídicas.

 

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter