Logo Folha de Pernambuco

BALANÇA COMERCIAL

"Precisamos reconquistar nossos vizinhos", diz Alckmin, em evento da ApexBrasil em SP

"Se pegarmos os Estados Unidos, Canadá e México, 40% do comércio, quase 50% é só entre eles", pontuou o vice-presidente

Geraldo AlckminGeraldo Alckmin - Foto: Rafael Melo/Fórum Nordeste

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou nesta sexta-feira, 4, o programa da ApexBrasil para a qualificação de 1.825 empresas para exportar, principalmente pelo fato de grande parte das empresas serem de pequeno porte.

De acordo com Alckmin, é importante qualificar as pequenas empresas para atuarem no mercado exportador, porque é difícil saber tudo deste mercado.

"Então você vai ter uma ferramenta, um portal onde você vai saber as compras governamentais, começando aqui pela nossa região. O mundo é globalizado, mas o comércio é intrarregional", disse o vice-presidente da República e responsável pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

"Se pegarmos os Estados Unidos, Canadá e México, 40% do comércio, quase 50% é só entre eles. Se pegar a União Europeia, 60% do comércio é só entre eles. Se pegar a Ásia, quase 70% é só entre eles. A América Latina é 26"%, pontuou Alckmin.

"Precisamos reconquistar nossos vizinhos, que é para onde a gente vende valor agregado, valor mais expressivo e gera mais emprego e renda", disse o vice-presidente, emendando que se faz necessário dar incentivos às pequenas empresas como fazem França e China para ajudar nas suas exportações.

A Itália é outro exemplo, de acordo com Alckmin, de país que tem muitas empresas de pequeno porte atuando nas exportações.
 

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter