Pernambuco

Preço da gasolina na Região Metropolitana do Recife sobe mais que a média do Brasil

Em março, o combustível não renovável teve aumento de 9,27% no Grande Recife, ficando também com a segunda maior alta das regiões nordestinas pesquisadas, atrás apenas de São Luís

Com a prorrogação da isenção, postos voltaram ao patamar de preço praticado no fim de dezembroCom a prorrogação da isenção, postos voltaram ao patamar de preço praticado no fim de dezembro - Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação, ficou em 0,62%, mais baixo do que em fevereiro (0,99%).

A taxa inflacionária na RMR foi menor que a média brasileira (0,71%). Porém, a gasolina teve um crescimento de 9,27%, acima da média de 8,33% brasileira, o segundo maior aumento do Nordeste.

Dentro de transportes, o combustível não renovável foi um dos itens que mais pesou no bolso do consumidor pernambucano, além da cenoura, que teve uma alta de 39,35%, e do abacaxi (12,74%). 

Dos nove grupos de produtos pesquisados na RMR, o maior aumento foi nos transportes, com variação de 0,69%.

“No movimento contrário, entre os recuos de preço, destacaram-se a tomate, com redução de 20,13%, a laranja pera, com queda de 11,92% e a cebola, com recuo de 11,33% no mês de março”, disse a gerente de Pesquisas do IBGE, Fernanda Estelita Lins.

Com o resultado, o Grande Recife ficou em 12° lugar das 16 regiões pesquisadas, porém com taxa mais alta do que São Paulo,  que teve uma variação de 0,52%. Em 2022, o reajuste de preços na RMR, no mesmo período analisado, foi de 1,53%, bem maior do que o deste ano.

No acumulado dos últimos 12 meses (de fevereiro a março), a variação foi de 4,48%. 

Para o cálculo do IPCA do mês, foram comparados os preços coletados no período de 1º a 29 de março de 2023 (referência) com os preços vigentes no período de 28 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023 (base).

O IPCA é calculado pelo IBGE desde 1980, se refere às famílias com rendimento monetário de 01 a 40 salários-mínimos, qualquer que seja a fonte, e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís, Aracaju e de Brasília. 

Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) na RMR teve alta de 0,56% em março, porém abaixo do registrado no mês anterior (0,96%).

No ano, o INPC acumula alta de 1,45% e, nos últimos 12 meses, de 4,58%. O preço de alimentos e bebidas e de alimentos em casa tiveram variações negativas de -0,01% e -0,38%.

Já para os consumidores que precisaram se alimentar fora de casa, houve um aumento de 1,05%.

Veja também

Mega-Sena: confira os números sorteados do prêmio de R$ 32,9 milhões
Mega-Sena

Mega-Sena: confira os números sorteados do prêmio de R$ 32,9 milhões

Mark Zuckerberg entra para seleto grupo pessoas com fortunas acima de 200 bilhões de dólares
bilionários

Mark Zuckerberg entra para seleto grupo pessoas com fortunas acima de 200 bilhões de dólares

Newsletter