Logo Folha de Pernambuco

Economia

Preço de produtos juninos sobe mais que o dobro da inflação

Segundo levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o valor médio dos ingredientes mais utilizados na data acumula alta de 16% em um ano, o dobro da inflação do período (7,98%)

Milho cozido, pé de moleque, pamonha e outras delíciasMilho cozido, pé de moleque, pamonha e outras delícias - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Os pratos típicos de festa junina -um dos principais atrativos da celebração- não escaparam da alta de preços vista nos últimos meses. Segundo levantamento da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o valor médio dos ingredientes mais utilizados na data acumula alta de 16% em um ano, o dobro da inflação do período (7,98%).

Segundo o levantamento, que analisou 32 itens, o arroz doce e o churrasco foram os mais afetados pela alta de preços no acumulado em 12 meses até maio. O preço do arroz subiu 52,45%, seguido pelo do leite condensado (25,62%), da carne bovina (34,4%) e da linguiça (27,74%).

Entre os itens analisados, apenas a maçã e a batata-inglesa sofreram um recuo nos preços, de 1,57% e 14,54%, respectivamente.

Matheus Peçanha, economista da FGV, explica em nota que o aumento do volume de exportações para a Ásia durante a pandemia reduziu a oferta de carne no mercado interno, o que pressionou os preços.
 

Além disso, o especialista afirma que a crise hídrica vivenciada pelo Brasil interfere no plantio de cereais e leguminosas como soja, milho e amendoim, o que também pressiona os preços de alimentos consumidos nos festejos juninos.

"Com a estiagem nos principais pontos de plantio dos cereais e leguminosas, a produção de soja, milho, arroz e amendoim ficaram impactadas, o que refletiu no aumento de preços desses produtos in natura, bem como das carnes, que usam milho e soja como ração", disse em nota. "Muitos desses produtos não têm substituto".

LISTA DE ALTA DE ALIMENTOS

Item - Variação de preço acumulada em 12 meses até maio, em %
Açúcar cristal - 24,02
Salsicha e salsichão - 20,36
Farinha de trigo - 18,08
Açúcar refinado - 16,12
Queijo minas - 13,95
Milho - 13,79
Macarrão - 11,72
Amendoim - 11,13
Milho de pipoca - 11,02
Doces e chocolates - 10,5
Fubá de milho - 9,19
Leite - 8,92
Vinho - 8,24

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter