Logo Folha de Pernambuco

ALIMENTOS

Preço dos alimentos vai subir até 8% em setembro com reajuste dos combustíveis, prevê Abras

Petrobras anunciou aumento do diesel e da gasolina neste mês. Impacto maior será sobre hortaliças, pois frete representa até 50% do custo operacional de produtores

Preço dos alimentosPreço dos alimentos - Foto: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

Os recentes reajustes no preço dos combustíveis16, 3% no valor da gasolina e 25,8% no diesel nas refinarias da Petrobras — devem impactar o preço dos alimentos. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) prevê que nas primeiras semanas de setembro aconteça um aumento de 5% a 8% no valor dos produtos não industrializados.

— Os hortifrutigranjeiros, que é o caso basicamente desses produtos de consumo diário, não têm estoque. Está previsto (aumento) em torno de 5 a 8%. Então, a tendência é que esses produtos tenham esse repasse de preço durante o mês de setembro — disse o vice-presidente da Abras, Marcio Milan.

As carnes, laticínios e alimentos industrializados também devem ser impactados pelo reajuste dos combustíveis, mas de forma escalonada. Todos os aumentos, disse a Abras, vão ter efeitos na cesta de abastecimento dos lares.

  

De acordo com a Abras, o preço do frete para os produtores representa até 50% do custo operacional. O impacto no diesel e na pecuária acontece em três frentes: antes, dentro e após a porteira.

O repasse ao consumidor final de até 8% reflete o custo frete para o transporte de insumos do fornecedor, o combustível para movimentação de máquinas envolvidas no plantio e o frete para a indústria de processamento.

Além do reajuste dos combustíveis anunciados pela Petrobras, o retorno de tributos sobre o diesel previsto para o início de setembro também deve ter efeito nos alimentos. Com essa medida, o diesel passa a ter PIS/Cofins de R$ 0,11 por litro em setembro e mais R$ 0,03 por litro em outubro. Até agosto, o imposto estava zerado.

   

Veja também

Jeff Bezos, fundador da Amazon, desmente rumores sobre casamento
TECNOLOGIA

Jeff Bezos, fundador da Amazon, desmente rumores sobre casamento

Desvalorização do real causa saída 'em massa' de investimentos para os EUA
CÂMBIO

Desvalorização do real causa saída 'em massa' de investimentos para os EUA

Newsletter