Logo Folha de Pernambuco

Petróleo e gás

Preços do petróleo e do gás caem com recuo do temor de um embargo europeu

A continuação do segundo maior exportador mundial no mercado permitiu que os preços se afastassem dos recordes alcançados nos últimos dias

Plataforma de Petróleo Plataforma de Petróleo  - Foto: Pixabay

Os preços do petróleo e do gás caíram acentuadamente nesta quarta-feira (9), pois os investidores consideram que diminui a ameaça de um embargo europeu aos hidrocarbonetos russos devido à invasão da Ucrânia pelo exército de Vladimir Putin.

A ideia de que o mercado europeu poderá continuar a contar com a oferta do segundo maior exportador mundial permitiu que os preços se afastassem dos recordes alcançados nos últimos dias. 

O barril de Brent do Mar do Norte, o petróleo de referência na Europa, operava em queda de 6,81% a 119,26 dólares às 13h40 de Brasília. Ao mesmo tempo, o US West Texas Intermediate (WTI) caía 5,71% a 116,64 dólares o barril.

A publicação de uma redução maior do que o previsto das reservas comerciais de petróleo nos Estados Unidos não conteve a queda dos preços, em um mercado que concentra suas atenções na Ucrânia.

Embora a União Europeia tenha estabelecido novas sanções contra a Rússia, descartou até o momento um embargo aos hidrocarbonetos russos, uma opção adotada pelos Estados Unidos, ou uma data fixa para o fim das importações, como o Reino Unido. 

Por sua vez, o gás natural TTF holandês, referência do mercado europeu, recuou 29%, a 152,50 euros por equivalente de megawatt/hora.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter