Prefeitura do Recife adia IPTU e do ISS para bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis
Com essa medida, o impacto econômico será de R$ 8,5 milhões
Em meio a um cenário econômico complicado trazido pela pandemia da Covid-19, o setor de bares e restaurantes foi um dos mais impactados. Sendo assim, o prefeito João Campos anunciou, nesta terça-feira (9), em reunião com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a prorrogação do prazo de vencimento do Imposto Predial e Territorial (IPTU) e do Imposto Sobre Serviços (ISS) de bares, restaurantes, lanchonetes e do setor de hotelaria da cidade. Com essa medida, o impacto econômico será de R$ 8,5 milhões.
“Fiz agora uma reunião com os representantes da Abrasel e da ABIH, que são entidades que representam bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis e pousadas no Recife, e firmamos um compromisso. Vamos publicar no Diário Oficial uma portaria que adia o pagamento das próximas duas parcelas de IPTU e ISS desses segmentos”, anunciou Campos.
“A gente sabe que a crise é grande e ela demanda energias de todos nós. Aqueles setores que estão fortemente atingidos pela pandemia e pela volta do crescimento de casos na nossa cidade, a gente está com o compromisso de poder ajudar. Tudo o que nós pudermos fazer, nós vamos fazer para ajudar o Recife, ajudar a salvar vidas, a preservar emprego e renda das famílias recifenses”, completou o prefeito.
Leia também
• Crise do setor de bares e restaurantes se agrava, aponta Abrasel
• PE: Governo sinaliza com medidas para amenizar efeito das restrições para bares e restaurantes
• Carpina amplia restrições, limita horário de comércio e bares
Participaram do encontro a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, o secretário-executivo de Turismo e Relacionamento com o Trade, Mustafá Dias, o secretário de Desenvolvimento Econômico Rafael Dubeux, além do presidente da ABIH Eduardo Cavalcanti, o vice-presidente Arthur Maroja, o diretor-executivo Carlos Maurício Periquito e André Araújo, presidente da Abrasel.
As duas medidas compõem outras frentes que estão sendo avaliadas internamente para auxiliar outros setores ancorados no Recife. Para esse primeiro momento, bares, restaurantes, lanchonetes e o setor de hotelaria com base na capital pernambucana passam a ter novas datas para os vencimentos de dois dos principais impostos municipais.
Assim, o IPTU e o ISS com vencimentos nesta quarta (10) e no próximo dia 10 de abril, ganham novas datas para pagamento: 10 de outubro e 10 de novembro de 2021, respectivamente.