Logo Folha de Pernambuco

Plano de desenvolvimento

Prefeitura do Recife anuncia ações que vão gerar 40 mil empregos até 2024

Mapa da Estratégia - Recife na Rota do Futuro - e o Plano Estratégico do Recife 2021-2024, que têm como objetivo a injeção de R$ 1,6 bilhão

Prefeito João Campos anuncia ações de desenvolvimento para o RecifePrefeito João Campos anuncia ações de desenvolvimento para o Recife - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Recife anunciou nesta quarta-feira (6) um plano de desenvolvimento da cidade até o ano de 2024. A gestão anunciou o Mapa da Estratégia - Recife na Rota do Futuro - e o Plano Estratégico do Recife 2021-2024, que têm como principais objetivos a injeção de R$ 1,6 bilhão e a geração de 40 mil empregos até 2024. 

As duas ferramentas de gestão são fruto de um processo de construção colaborativa iniciado no ano passado e que teve como primeiro produto a elaboração participativa e popular do Plano Plurianual (PPA 2022-2025)

A apresentação do Mapa e do Plano aconteceu na tarde desta quarta-feira, para todos os gestores e gestoras da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Recife em evento realizado no Geraldão. 

Recife na Rota do Futuro está estruturado em quatro dimensões estratégicas, sendo elas: Viver Bem, Viver a Cidade, Viver as Oportunidades e Gestão Integrada e Digital. Essas dimensões englobam o conjunto de 12 objetivos estratégicos apresentados em eixos temáticos: Desenvolvimento Social, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Econômico, Segurança e Prevenção à Violência, Participação Cidadã, Cultura e Bem-Estar, Desenvolvimento Urbano, Educação, Saúde, Transformação Digital, Gestão e Governança, Capital Humano. Esses objetivos estão interconectados entre si e devem orientar os esforços e impulsionar as ações governamentais em direção ao futuro desejado. 

Como desdobramento do Mapa, até 2024, a prefeitura vai trabalhar na execução de 97 programas que reúnem 406 iniciativas estratégicas que devem colocar o Recife em um outro patamar de desenvolvimento sustentável, econômico e humano. 

Segundo o secretário de Planejamento, Gestão e Transformação Digital do Recife, Felipe Martins, o projeto vai permitir que as ações sejam postas em prática. 

“O momento vai permitir que com uma nova capacidade de pagamento, a gente implante novos programas e possa cumprir promessas de campanha. Estamos com uma percepção da população e do servidor que queremos desenvolver a melhoria da cidade”, disse. 

O secretário conta ainda que a cidade alcançou uma melhoria na capacidade de crédito, alcançando a Capag B, o que permitirá mais recursos financeiros injetados na economia. 

“Dos investimentos existem os recursos próprios, o investidor com novas empresas e também as captações de crédito que a cidade poderá fazer. Queremos atrair investimentos que com empreendimentos gerem empregos, no caso eles devem gerar empregos e colocar o recifense no mercado de trabalho”, afirmou.

Veja também

Raízen quer vender Oxxo e achar sócio para negócio de etanol
ENERGIA

Raízen quer vender Oxxo e achar sócio para negócio de etanol

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday
BLACK FRIDAY

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Newsletter