Logo Folha de Pernambuco

Mercado de trabalho

Prefeitura do Recife e Porto Digital lançam programa para formação de profissionais de tecnologia

Serão ofertadas duas mil vagas em cursos gratuitos do setor

Lançamento do programa Embarque DigitalLançamento do programa Embarque Digital - Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco

A formação de jovens na área de tecnologia será um grande objetivo para o Recife nos próximos anos. Na manhã desta terça-feira (14), a Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, lançou o programa Embarque Digital.

A partir desta iniciativa, serão ofertadas duas mil vagas em cursos gratuitos do setor de tecnologia na capital pernambucana. Com investimento público na ordem de R$ 30 milhões, o Embarque Digital vai formar estudantes para ampliar a oferta de mão de obra qualificada no setor.

Já estão disponíveis, no aplicativo do Conecta Recife, 200 vagas para os cursos. A seleção será feita pela nota do Enem e do Sistema Seriado de Avaliação (SSA). Além disso, é preciso que o estudante tenha cursado, pelo menos, o Ensino Médio em escolas da rede pública.

Para esta primeira turma, as aulas vão ser iniciadas no dia 6 de outubro, com formato híbrido. As próximas vagas serão abertas semestralmente até 2024. 

No anúncio, a prefeitura informou que 50% das vagas serão destinadas para pessoas negras ou pardas, e que o critério, em caso de empate, é vagas com prioridade para mulheres.

Os cursos são de graduação superior e serão ministrados na Unicap, na Unit e no Senac, com duração de dois anos e meio. Na Unit e no Senac, o curso chama-se Análise de desenvolvimento de sistema. Já na Unicap, chama-se de Sistema para internet.

Durante o anúncio, o prefeito do Recife, João Campos, destacou a importância econômica do programa. “O Embarque Digital faz parte do programa Recife Virado, lançado na semana passada. É uma série de investimentos para desenvolver o Recife. Em tempo recorde conseguimos lançar o Embarque Recife, que celebrará em breve novos engenheiros, designers, programadores”, destacou Campos.

Segundo o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, haverá investimento de espaços no Porto Digital para o estudo. “Os alunos terão residência profissional em tecnologia desde o primeiro momento do curso. Vamos investir em espaço que será colocado dentro do Porto Digital. O programa vai fortalecer nossos jovens e as empresas do Recife”, frisou Amancio.

O presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, ressaltou que o mercado precisa dessas vagas. “Já temos vagas para isso no mercado. Os estudantes já vão sair pronto para o mercado de trabalho”.

Embarque DigitalEmbarque Digital

Veja também

Ex-vice da Caixa é demitido por justa causa por assédio sexual e moral após apuração da CGU
BRASIL

Ex-vice da Caixa é demitido por justa causa por assédio sexual e moral após apuração da CGU

Bolsas da Europa fecham em alta, com indicadores fracos abrindo caminho para cortes de juros
bolsa de valores

Bolsas da Europa fecham em alta, com indicadores fracos abrindo caminho para cortes de juros

Newsletter