Prefeitura do Recife entrega kits do Renda por App a entregadores de aplicativos
Programa municipal entrega bicicletas, capacetes e smartphones com plano de dados para trabalhadores de entrega
Em um cenário de desemprego e precarização do trabalho informal, equipamentos adequados às atividades laborais reduzem riscos e auxiliam no trabalho diário de entregadores de aplicativos. Na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), fez uma entrega simbólica de kits a quatro pessoas beneficiadas do programa Renda por App. O pacote incluiu uma bicicleta, um capacete e um smartphone com plano de dados. A previsão é de que o programa distribua 50 kits ainda no mês de fevereiro através da Secretaria de Trabalho e Qualificação do Recife (STQ).
Por atender a critérios de segurança da pandemia, a cerimônia foi realizada de forma restrita, no estacionamento do prédio-sede da PCR. “Essa ação do Renda por App faz parte do programa Chegando Junto, iniciativa promovido pelo então prefeito Geraldo Julio, que pensou em como o poder municipal pode ajudar as pessoas que precisam de um incremento de renda, sobretudo nesse momento de pandemia", disse o prefeito João Campos.
“A ideia aqui é respeitar um programa que já existia e na atual situação de desemprego, de dificuldades que as pessoas estão passando, é necessário que a ação não seja interrompida. A gente está distribuindo não só bicicletas, como também celulares, com pacotes de dados, e acrescentamos no kit também alguns itens de segurança para que as pessoas possam ter renda por aplicativo, com segurança, nas ruas do Recife”, explicou a secretária de Trabalho e Qualificação do Recife, Adriana Rocha, que fará a entrega dos 50 kits.
Uma das sorteadas foi a empreendedora Maria das Neves. Ela vende lanches e começou a fazer bolos para decorar, mas tinha o seu trajeto era limitado em decorrência do transporte."A gente não tinha bicicleta e só entregava em lugares próximos, porque se fosse longe a gente não tinha como entregar.Vamos trabalhar eu e minha filha. A gente já trabalha com isso. A gente se inscreveu e eu nem esperava. De repente ligaram para a gente e a gente está aqui super feliz", enfatizou Maria.
Programa
Além de Maria, o programa Renda por App já atendeu 455 pessoas do Recife. Ele é voltado para a população em vulnerabilidade social, com a proposta de gerar renda. As atividades chegaram a ser suspensas durante a pandemia, mas a meta da gestão é voltar a atender os sorteados durante o mês de fevereiro. Para participar, os candidatos devem se inscrever nas agências de emprego, localizadas na avenida Rio Branco e na avenida Norte, com documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço.
.