Logo Folha de Pernambuco

Trabalho

Prefeitura do Recife entrega kits do Renda por App a entregadores de aplicativos

Programa municipal entrega bicicletas, capacetes e smartphones com plano de dados para trabalhadores de entrega

João Campos entrega kits do Renda por AppJoão Campos entrega kits do Renda por App - FOTOS: Rodolfo Loepert / PCR

Em um cenário de desemprego e precarização do trabalho informal, equipamentos adequados às atividades laborais reduzem riscos e auxiliam no trabalho diário de entregadores de aplicativos. Na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), fez uma entrega simbólica de kits a quatro pessoas beneficiadas do programa Renda por App. O pacote incluiu uma bicicleta, um capacete e um smartphone com plano de dados. A previsão é de que o programa distribua 50 kits ainda no mês de fevereiro através da Secretaria de Trabalho e Qualificação do Recife (STQ).

Por atender a critérios de segurança da pandemia, a cerimônia foi realizada de forma restrita, no estacionamento do prédio-sede da PCR. “Essa ação do Renda por App faz parte do programa Chegando Junto, iniciativa promovido pelo então prefeito Geraldo Julio, que pensou em como o poder municipal pode ajudar as pessoas que precisam de um incremento de renda, sobretudo nesse momento de pandemia", disse o prefeito João Campos. 

“A ideia aqui é respeitar um programa que já existia e na atual situação de desemprego, de dificuldades que as pessoas estão passando, é necessário que a ação não seja interrompida. A gente está distribuindo não só bicicletas, como também celulares, com pacotes de dados, e acrescentamos no kit também alguns itens de segurança para que as pessoas possam ter renda por aplicativo, com segurança, nas ruas do Recife”, explicou a secretária de Trabalho e Qualificação do Recife, Adriana Rocha, que fará a entrega dos 50 kits.

Uma das sorteadas foi a empreendedora Maria das Neves. Ela vende lanches e começou a fazer bolos para decorar, mas tinha o seu trajeto era limitado em decorrência do transporte."A gente não tinha bicicleta e só entregava em lugares próximos, porque se fosse longe a gente não tinha como entregar.Vamos trabalhar eu e minha filha. A gente já trabalha com isso. A gente se inscreveu e eu nem esperava. De repente ligaram para a gente e a gente está aqui super feliz", enfatizou Maria.

Programa

Além de Maria, o programa Renda por App já atendeu 455 pessoas do Recife. Ele é voltado para a população em vulnerabilidade social, com a proposta de gerar renda. As atividades chegaram a ser suspensas durante a pandemia, mas a meta da gestão é voltar a atender os sorteados durante o mês de fevereiro.  Para participar, os candidatos devem se inscrever nas agências de emprego, localizadas na avenida Rio Branco e na avenida Norte, com documento oficial com foto, Número de Inscrição Social (NIS) e comprovante de endereço.

.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter