IRPF 2022

Prefeitura do Recife incentiva doação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa

É possível destinar até 3% do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e até mais 3% para os Fundos do Idoso

Imposto de Renda 2022Imposto de Renda 2022 - Foto: Receita Federal

Amanhã (30), às 10h, no auditório Capiba (15º andar do edifício-sede da Prefeitura, no Cais do Apolo, Recife), uma campanha será lançada para incentivar pessoas físicas e jurídicas a destinarem parte de seu Imposto de Renda devido na declaração para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa. A iniciativa foi pensada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, por meio da Gerência da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (Comdir).

O lançamento da campanha também contará com explanações do Conselho Regional de Contabilidade sobre o tema. No período de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, é possível destinar até 3% do imposto devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, e até mais 3%  para os Fundos do Idoso. Quem deseja fazer isso não pagará um valor maior do imposto e nem terá o valor de sua restituição diminuído; apenas estará destinando parte do imposto devido para um Fundo Social.

O Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa recebe recursos desde 2017 e o valor repassado pela Receita Federal, em 2021, foi de  R$568.491,40. De acordo com a gerente da Pessoa Idosa do Recife, Cacilda Medeiros, a Receita Federal tem realizado, anualmente, campanhas de esclarecimento para a população sobre o tópico.

"Considerando a necessidade urgente de reforçar essa divulgação entre os servidores da Prefeitura e também para a população em geral , uma vez que, até o momento, é irrelevante o número de contribuintes que destinaram seu imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, por essa modalidade; é muito significativo este evento para a gestão municipal, comprometida com este grupo social", ressalta Cacilda.

Ela ainda destaca que os recursos arrecadados são destinados a desenvolvimento de projetos e ações de prevenção à violência, à discriminação e ao preconceito contra a pessoa idosa, bem como em financiamento e contratação de serviços de assessoramento ao Comdir.

"Esse valor pode ser ainda maior visto que muitas pessoas desconhecem a possibilidade de fazer essa doação e por isso queremos levar essa importante informação ao conhecimento de todos", disse Cacilda.

 A campanha incentivando a doação da destinação do imposto de renda para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa será realizada também pelas redes sociais da Gerência da Pessoa Idosa e do Comdir. Na ocasião do lançamento, Joana Darc Nascimento, representante do Conselho Regional de Contabilidade, fará uma explanação sobre como fazer a destinação do Imposto de Renda e dará outras informações. Também será realizada a leitura do Cordel “O Comdir e o Imposto de Renda".

Quero Impactar

A plataforma Quero Impactar permite de uma maneira simples, por meio do site (https://queroimpactar.recife.pe.gov.br/) ou do aplicativo Conecta Recife, que pessoas físicas que fazem a declaração do IR, no modelo completo, e jurídicas, que são tributadas pelo regime de lucro real, doem parte do Imposto de Renda devido para instituições, projetos ou ações que prestam serviços sociais relevantes para a população mais carente da cidade.

No próprio site do Quero Impactar, o doador pode gerar o boleto de pagamento e escolher qual instituição, projeto ou ação quer ajudar. No caso de pessoas físicas, o limite é de até 3% dos valores a serem pagos ou restituídos. Outra possibilidade para contribuição é doar diretamente para os Fundos Municipais da Criança e do Adolescente ou da Pessoa Idosa.

Serviço
Lançamento da campanha para incentivar doação do Imposto de Renda devido para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa
Quando: Quarta-feira (30.03)
Hora: 10h
Local: 15º andar do edifício-sede da prefeitura, no Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife.

Veja também

MPF abre investigação sobre impacto das bets em beneficiários do Bolsa Família
Apostas online

MPF abre investigação sobre impacto das bets em beneficiários do Bolsa Família

Mais cinco mil casas são contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida
Moradia

Mais cinco mil casas são contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida

Newsletter