Logo Folha de Pernambuco

INCENTIVO

Prefeitura do Recife sanciona projeto que concede incentivo fiscal a estabelecimentos hoteleiros

PL faz parte do pacote de 25 projetos enviados pelo Executivo que foram aprovados na Câmara Municipal nesta semana

Prefeito João Campos ao lado de secretários do governo e de empresários do setor hoteleiro do RecifePrefeito João Campos ao lado de secretários do governo e de empresários do setor hoteleiro do Recife - Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife

Leia também

• Eventos do Carnaval fortalecem o turismo e a economia com cuidado ambiental

• Secretaria de Turismo e Lazer do Recife articula voo entre capital pernambucana e a cidade do Porto

• Países latinos buscam recuperar o turismo pré-pandemia

O prefeito João Campos (PSB) sancionou, na manhã desta quinta-feira (7), o Projeto de Lei nº 48/2023, de autoria do próprio Poder Executivo municipal, concedendo incentivo fiscal aos estabelecimentos hoteleiros, pousadas e hospedagens licenciados e em funcionamento no Recife.

O PL faz parte do pacote de 25 proposições que foram aprovadas em primeiro e segundo turnos na Câmara Municipal nesta semana e estavam aguardando sanção da Prefeitura. 

A iniciativa prevê uma redução de até 60% na alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). 

Em contrapartida, as empresas terão que aplicar os recursos poupados em obras, serviços de manutenção, modernização de equipamentos e ampliação da capacidade de hospedagem nos respectivos estabelecimentos. 

A ação tem como objetivo atrair mais hóspedes, gerando um ciclo positivo de crescimento e desenvolvimento das empresas do setor.  

"A gente fez um processo de escuta, de diálogo, para entender quais são as demandas do Turismo. Estamos abrindo mão dessa arrecadação, mas a gente estima que isso trará um resultado que vai muito além de R$ 30 milhões revestidos em investimentos. Isso também aumentará o fluxo de turistas na cidade.", afirmou o prefeito João Campos.

Sobre os próximos passos, a prefeitura afirmou que, a partir do momento em que o decreto for publicado, os empresários já podem fazer a adesão.

"A lei estará valendo a partir de hoje. Logo em seguida, será publicado um decreto que regulamentará a lei, e, a partir deste momento, os hotéis já podem fazer a adesão. Eles podem sair de 5%, que é o valor pago hoje, para um valor de 4% ou 3%. Isso é muita coisa.", assegurou o prefeito.

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antonio Coelho, disse que a medida beneficiará não só a hotelaria, mas toda a economia da capital pernambucana.

“O projeto vai conceder benefício fiscal para aqueles hotéis que se dispuserem a fazer investimento retrofit, o que agrega, por exemplo, ações de compra de novo mobiliário, pintura, reformas e aquisição de novos equipamentos. A partir desses investimentos, os hotéis poderão oferecer um produto melhor, aumentando, assim, a sua taxa de ocupação. Isso vai ser muito importante para fortalecer o Recife enquanto polo turístico. E esses recursos vão circular na nossa economia, gerando emprego e renda”, sublinhou o secretário.

Segundo dados da ABIH/PE, a rede hoteleira recifense sofreu dificuldades durante a pandemia da Covid-19 e enfrentou redução de 25,61% na média de taxas de ocupação entre os anos de 2018 e 2021. 

O ato de sanção do projeto de lei pelo prefeito João Campos foi acompanhado por vários empresários do setor hoteleiro recifense. 

Veja também

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração
Economia argentina

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração

Newsletter