Logo Folha de Pernambuco

Petróleo

Preocupação com a China afeta o petróleo, que fecha em queda

Por conta do fechamento das fábricas na China para tentar conter a propagação da Covid-19, os preços do petróleo fecham em baixa

PetróleoPetróleo - Foto: Geraldo Falcão/Agência Petrobrás

Os preços do petróleo recuaram nesta segunda-feira (13) em um mercado preocupado com o fechamento das fábricas na China para tentar conter a propagação da Covid-19, uma medida que poderia afetar a atividade na segunda potência econômica mundial.

Em Londres, o preço do barril de Brent do Mar do Norte para entrega em fevereiro caiu 1,01% a 74,39 dólares.

Enquanto isso, em Nova York, o preço do barril de WTI para entrega em janeiro recuou 0,53% a 71,29 dólares.

"O mercado operou no azul no começo do dia, mas informações sobre o fechamento de fábricas no leste da China fizeram pressão para baixo" nos preços, explicou Robert Yawger, encarregado de contratos a futuro de energia na Mizuho Securities.

Autoridades da província de Zhejiang, ao sul de Xangai, registaram nesta segunda-feira dezenas de casos de coronavírus desde o começo de dezembro, a princípio da variante delta.

Paralelamente, no nordeste do país, autoridades da cidade de Tianjin, anunciaram ter identificado a variante ômicron em uma pessoa que voltou do exterior. Trata-se do primeiro caso conhecido na China.

Estas notícias abalaram o otimismo do mercado sobre o impacto da ômicron na economia mundial, enquanto no Reino Unido, o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou nesta segunda a morte de uma pessoa afetada pela nova variante.

Veja também

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"
IA

Câmera de segurança filma momento em que robô com IA convence outros a "deixarem seus empregos"

Newsletter