Logo Folha de Pernambuco

PESQUISA

Preparado para a Black Friday? Confira os melhores horários hoje e amanhã para garimpar promoções

Levantamento realizado pelo Promobit demonstra que a noite de quinta-feira pode ser o melhor momento para encontrar promoções

Black fridayBlack friday - Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No Brasil, a Black Friday começa na véspera. Se você planeja comprar durante o período de descontos, o melhor dia é hoje, afinal a data oficial da promoção anual é nesta sexta, dia 24. Um levantamento realizado pelo Promobit, plataforma especializada em promoções e descontos, aponta que a noite desta quinta (23) e a virada da madrugada de sexta concentram o maior volume de promoções nas plataformas de e-commerce e, nos últimos três anos, os picos ocorreram entre 22h de quinta e 01h de sexta.

A plataforma avaliou os horários em que foram postadas as ofertas ao longo da quinta-feira pré-Black Friday em 2020, 2021 e 2022, e identificou que os anúncios começam a aparecer antes do início oficial da data.

Outro dado levantado é a média de duração das ofertas: 16 minutos. Mas o período em que a oferta está ativa pode ser menor nos itens de maior demanda, como no caso de bebidas (10 minutos) e brinquedos (11 minutos).

O diretor de Marketing e Vendas do Promobit, Gabriel Alves, acredita que a expectativa é que, neste ano, haja um aumento da quantidade de ofertas disponíveis ao longo de quinta e sexta-feira.

— Estamos esperando uma Black Friday bem agressiva, tendo em vista o volume de promoções que já está ocorrendo desde o início do mês. Este ano, tivemos entre 5 e 6% de aumento de ofertas desde o início do mês, em relação ao ano passado — afirma.

Imprevisibilidade na sexta-feira
Apesar de ser possível estimar os melhores horários para conseguir boas ofertas na véspera da Black Friday, a concentração de anúncios na sexta-feira costuma variar de um ano para o outro, diz Alves.

Isso porque as promoções da sexta-feira dependem dos resultados de vendas da quinta e madrugada de sexta-feira.

— Devemos observar o movimento já esperado do alto volume de ofertas na virada da quinta para sexta, pois os consumidores já acordam esperando os descontos, além de promoções-relâmpago ao longo de sexta-feira. Em relação à quantidade e à qualidade das promoções, a variação ocorre conforme a estratégia e os resultados alcançados, sendo acompanhados e refinados constantemente durante o evento — completa o diretor de Marketing e Venda.

Alertas das lojas ajudam
Alves explica também que as empresas adotam diferentes estratégias de concorrência. Portanto, é recomendado que o consumidor não aguarde um único horário específico para obter todas as possíveis promoções de diferentes categorias de uma só vez.

— Os horários podem mudar, dependendo do ano e dos produtos. Por isso, a melhor forma de se organizar é ativando o alerta das lojas para os produtos desejados e criando uma lista de desejo que centralize suas buscas.

Para facilitar a vida do consumidor, o levantamento do Promobit identificou os principais horários em que ocorrem as promoções para cada uma das categorias de produtos.

Veja os horários das melhores ofertas

Tempo das promoções
Outro dado levantado pela plataforma, demonstra que a média de duração das ofertas é de 16 minutos. O período em que a oferta está ativa pode até mesmo ser menor, caso esteja em busca de bebidas, 10 minutos, brinquedos, 11 e itens para casa e construção, 13.

Portanto, é preciso estar atento para aproveitar, pois, como afirma Gabriel Alves, geralmente as promoções mais curtas, são as mais vantajosas.

— Uma estratégia comum é usar alguns produtos-chave para gerar tráfego para a loja. Geralmente são aquelas ofertas imperdíveis que duram pouco, mas valem a pena demais. Os 16 minutos são uma média, porque várias ofertas duram pouquíssimos minutos. É importante estar atento às oportunidades durante o evento, pois as melhores passam rápido.

Veja também

O que aconteceria se o Google fosse obrigado a vender o Chrome?
Tecnologia

O que aconteceria se o Google fosse obrigado a vender o Chrome?

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS
Previdência

Saiba como excluir automaticamente pagamento associativo pelo Meu INSS

Newsletter