Logo Folha de Pernambuco

Sucroalcooleiro

Presidente da Alepe visita Sindaçúcar/PE

Deputado Eriberto Medeiros foi recebido pelo presidente do Sindaçúcar/PE, Renato Cunha e pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro

Setor Sucroalcooleiro recebe visita do Presidente da AlepeSetor Sucroalcooleiro recebe visita do Presidente da Alepe - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

O setor sucroalcooleiro de Pernambuco recebeu uma visita do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros, para discutir ações que possam estimular o desenvolvimento do segmento no Estado. Com a presença de empresários do setor, o encontro aconteceu no Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), na última quarta-feira.

O presidente da Alepe foi recebido pelo presidente da Associa­ção de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) e do Sin­dicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), Renato Cunha e pelo presidente do Grupo EQM, Eduardo Monteiro, entre outros.

Apoio ao setor
Durante o encontro, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros, destacou a importância da contribuição do segmento para o desenvolvimento econômico do Estado.

“Foi uma visita institucional que estamos fazendo, de aproximação, reconhecimento da importância do setor sucroalcooleiro de Pernambuco, ao desenvolvimento do Estado, quanto a geração de emprego e renda. O Sindaçúcar tem um papel importante para contribuir com o que o país e Pernambuco tem a viver nesse período de pós-pandemia”, declarou.

O deputado reforçou ainda que é preciso de ações de estímulo ao setor para que o etanol vire uma solução ainda mais vantajosa para a população. “Isso do aumento dos combustíveis é preocupante, devemos ter o desenvolvimento da produtividade, mas com um valor acessível para a população se locomover. Também discutimos a preocupação em relação aos preços que a população tem tido dificuldade no acesso e o setor que produz o álcool tem papel importante e precisa observar as necessidades de incentivo desse setor para dar uma oportunidade de valor mais acessível para a população”, destacou Eriberto.

Aproximação positiva
Segundo Renato Cunha, a aproximação entre a Assembleia e o setor sucroenergético é importante e pode contribuir para uma atuação mais eficaz. “A visita de Eriberto foi construtiva e oportuna ao Sindaçúcar, ele foi recebido por produtores da diretoria, e ele tem feito essas visitas à alguns órgãos institucionais do Estado. O encontro se fez mostrando esse papel construtivo e pró ativo onde sempre se busca um entendimento nas questões legislativas. Ele mostrou que esse papel não se restringe a confecção de leis, mas sim na busca pelo interesse público, no interesse inclusivo no estado”, afirmou Renato.

O presidente do Sindaçúcar/PE destaca ainda que a aproximação entre a casa legislativa e o setor demonstra como os deputados priorizam um setor que emprega e investe na economia pernambucana.

“A Assembleia Legislativa é a casa do povo de Pernambuco, e a pauta é sempre sustentável, transparente e que coroa as questões de meio ambiente, cidadania e também questões que valorizem o mundo do empreendedorismo em função da necessidade urgente que o Brasil necessita de geração de empregos. É importante esse convívio com a assembleia que demonstra postura afirmativa e assertiva no sentido da geração e manutenção de empregos, é preciso ver que os empregos precisam desse caráter de longevidade para a economia ficar mais estável”, finalizou Renato Cunha.

Participaram ainda do encontro o superintendente do Sindaçúcar/PE, Marcelo Guerra; o diretor da Usina Ipojuca, Marco Dourado; o representante da Usina Trapiche, Luiz Antônio; e o representante da União Indústria, Alexandre Meireles.

Veja também

Newsletter