Logo Folha de Pernambuco

Economia

Presidente da Caixa anuncia redução de taxa de juros do cheque especial para 1,8% ao mês

Em março, o banco já havia reduzido a taxa de 4,95% para 2,9% ao mês

Presidente da Caixa, Pedro GuimarãesPresidente da Caixa, Pedro Guimarães - Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, disse nesta que quinta-feira (26) que o banco público reduziu a taxa de juro do cheque especial de 2,9% para 1,8% ao mês. Em março, o banco já havia reduzido a taxa de 4,95% para 2,9% ao mês.

"Nunca vi nada parecido. É basicamente a menor taxa até de crédito pessoal", disse Guimarães ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em live no Palácio da Alvorada. Guimarães afirmou que espera reduzir ainda mais a taxa, mas que esta redução ainda possibilita ao banco ser rentável.

O presidente disse não querer que ninguém se endivide ou "vá para o cheque especial", mas recomendou que, quem precisar, procure a Caixa. "Como eu não entendo de economia e tá dando certo, quero continuar não entendendo", disse Bolsonaro. Na live, também foi mencionado que o governo deve lançar nos próximos 15 dias um novo programa habitacional.

De acordo com o ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), que também participou da live, a ideia é diminuir a taxa de juro habitacional, além de criar um programa de legalização fundiária. "Temos hoje 10 milhões a 12 milhões de unidades habitacionais que não têm escritura pública. O programa vai apoiar municípios para que possam fazer valer a legislação", disse Marinho.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter