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TURISMO

Presidente da Empetur, Eduardo Loyo visita a Folha de Pernambuco

Durante o encontro, ele falou, entre outros assuntos, sobre as ações do órgão para promover turismo pernambucano dentro e fora do Brasil

Durante a visita, Loyo relevou que o Aeroporto local faz conexões todas as capitais do BrasilDurante a visita, Loyo relevou que o Aeroporto local faz conexões todas as capitais do Brasil - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo, visitou a Folha de Pernambuco, na manhã desta sexta-feira (26). Durante o encontro, ele falou, entre outros assuntos, sobre as ações do órgão para promover turismo pernambucano dentro e fora do Brasil, além das ações implementadas no Estado. Também adiantou, em primeira mão, um programa de qualificação de promoção turística que será lançado, em breve, para todas as secretarias municipais de turismo de Pernambuco.

Ele também falou sobre as conexões do aeroporto local, que hoje engloba todas as capitais brasileiras, o trabalho de divulgação do turismo no interior, e o litoral como indutor da atividade. Fez, ainda, um balanço da ação promovida no Parque Villa Lobos, em São Paulo (SP), no último dia 21, quando levou o São João de Pernambuco à cidade para divulgá-lo ao trade e aos operadores de todo o País que estavam lá.

Loyo foi recebido pelo diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi, o diretor Operacional José Américo, a gerente Administrativa Ivone Palácio, a editora-chefe Leusa Santos; a gerente de Jornalismo da Rádio Folha FM, Marise Rodrigues; a gerente de Mercado Tânia Campos e a gerente de Marketing Tatiana Rodrigues.

Capacitação
Eduardo Loyo adiantou, em primeira, que, dentro de um ou dois meses, será lançado um programa de qualificação de secretarias municipais de turismo para promoção turística. “Nem todo município do Estado possui Secretaria de Turismo. Isso é um dos problemas que a gente tem, mas a todos que têm vamos disponibilizar essa capacitação. Vamos distribuir um manual de promoção turística, e a nossa equipe vai estar presente também para capacitação in loco, que vai acontecer de forma individual. A princípio, vamos escolher algumas regiões para nossa equipe ir, e os atores das secretarias de turismo irem a esse encontro para ter a capacitação lá, além do manual que vamos divulgar”, antecipou.

Novos voos
Quanto às rotas de voos do Recife, o presidente da Empetur listou o que já foi feito nessa área, como o aumento da frequência para a Argentina, com a Gol, desde o final não passado; e o início de um voo inédito no Norte e Nordeste para o Paraguai, na semana passada. Loyo também disse que quando assumiu a Empetur a frequência era de sete voos para Lisboa (Portugal) e depois foi ampliada para onze. “Foi o maior aumento de frequência do Brasil na época”, disse. Em fevereiro, foi anunciado o aumento para 13 frequências por semana, a partir de junho próximo. “Todo dia vai ter dois voos Recife-Lisboa, com a TAP”, afirmou.

Noronha
Dentre as ações para estimular o turismo em Fernando de Noronha, o presidente da Empetur cita uma rota inédita e uma parceria com a Voepass. “Fernando de Noronha é buscado pelo mundo inteiro. Onde você for, as pessoas conhecem. Nós lançamos, no ano passado, uma rota inédita, que é Fortaleza-Noronha. Trabalhamos o mercado cearense, mas o principal disso é a conexão com a França. Fortaleza tem três frequências por semana com a Air France. A gente já tinha franceses na ilha, agora que têm que fazer São Paulo/Recife/Noronha, Lisboa/Recife/Noronha ou Fortaleza/Recife/Noronha. Agora, tem voo direto diário Voepass, que virou parceira importante para a gente no ano passado. Eles fazem dois voos por dia do Recife, um voo por dia de Natal e um voo por dia de Fortaleza”, detalhou.

Turismo e cultura
Eduardo Loyo contou que o turismo em Pernambuco é pensado a partir da integração com secretarias e órgãos diferentes e não apenas pela Empetur, o que diferencia dos estados próximos. “O turismo e a cultura estão 100% atrelados, apesar de serem pastas diferentes aqui. Eu na Empetur, Daniel (Coelho) na Setur, Cacau (de Paula) na Secult e Renata (Borba) na Fundarpe somos bem integrados. Então, a gente faz a promoção turística muito atrelada à cultura pernambucana. É isso que nos diferencia dos estados vizinhos. A gente tem uma cultura rica, uma história, uma gastronomia e diversos equipamentos no interior que são muito fortes”, detalhou.

Interior
Para o secretário, Pernambuco é mais que sol e mar, por isso a Empetur, além desses dois atrativos, procurar divulgar o Estado inteiro. “Nos estados vizinhos têm praias bonitas também, mas não têm a força (cultural do interior) que temos, e é isso que a gente procura vender, tanto é que nossa primeira campanha de destino turístico, em agosto do ano passado, era ‘Pernambuco é sol, é praia, mas é cultura, artesanato’. Nós mostramos Pernambuco de modo geral, e, na época, que era verão, promovemos destinos da estação. Tinha Bonito, com cachoeiras, atividades de aventura; Petrolândia e diversos outros destinos que tinham atividades turísticas durante o Verão. Óbvio que o indutor do turismo em Pernambuco é o Litoral Sul, Porto de Galinhas e Fernando de Noronha, e a gente não pode desprezar isso”, esclareceu.

Rota do Frio
A Rota do Frio, que teve sua primeira edição em meados do ano passado e integra diversas cidades do interior que são pontos turísticos ao longo do período do inverno, é uma criação de Loyo, inspirada em uma iniciativa do avô dele. “A primeira reunião que tive com Daniel (Coelho), em 30 de dezembro (de 2022), quando sentei na sala com ele, disse que eu gostaria de trabalhar para retomar o antigo Circuito do Frio, que foi criado pelo meu avô, quando presidente (da Empetur), e Cadoca, como secretário (de Desenvolvimento Econômico e Turismo), que foi um sucesso. Escolhemos 13 municípios para participar da rota, cinco deles já têm festivais fortes durante esse período (Taquaritinga do Norte, Triunfo, Pesqueira, Garanhuns e Gravatá)”, explicou.

Redução
Loyo destacou a redução de custos que conseguiu fazer já nos primeiros meses à frente da Empetur, otimizando a gestão. “A gente fez um contingenciamento muito grande de despesas de modo geral. Quando a governadora (Raquel Lyra) entrou tinha um decreto para reduzir em 25% as despesas de custeio, e a gente reduziu 39%. Na Arena Pernambuco, a gente conseguiu reduzir em torno de 30% numa gestão que eu acredito melhor do que era feita antes. A gente começou a pensar a Arena como um equipamento de transformação social para aquela região”, contabilizou ele, acrescentando que neste primeiro trimestre houve o maior faturamento da história do estádio.

WTM
Este mês, a Empetur participou da 11ª edição World Travel Market (WTM) Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, em São Paulo, com finalidade de promover o Estado do ponto de vista do turismo. O saldo foi positivo, segundo Loyo. “Pernambuco teve um estande com 100 metros quadrados em 360 graus. De onde se passava, se via. E disponibilizamos o estande para todos os municípios do Estado. Como o trade turístico e os principais operadores de viagens do Brasil estavam lá, aproveitamos e fizemos o evento promocional do São João de Pernambuco”, afirmou.

São Paulo
O evento promocional de São João a que Loyo se refere foi realizado no Parque Villa Lobos, no último domingo (21), das 10h às 17h, com direito a comidas típicas, decoração junina, barracas do beijo e pescaria, aula de forró e, inclusive, uma quadrilha de bonecos gigantes e um show surpresa do cantor João Gomes. “Este ano, a gente quis fazer uma ação promocional, vendendo o nosso São João com antecedência. A gente escolheu São Paulo por ser o maior emissor de turistas para Pernambuco durante todo o ano”, justificou.

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