Presidente do PT afirma que ata "mais amigável" do BC ocorreu após pressão de Lula
Gleisi Hoffmann disse que mudança só ocorreu após presidente manifestar publicamente sua insatisfação
A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, avalia que a ata “mais amigável” do Copom divulgada nesta terça-feira (7) só ocorreu porque o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou publicamente, nos últimos dias, a sua insatisfação com as taxas.
“Foi preciso o presidente Lula expressar publicamente sua insatisfação com o Copom para o Banco Central corrigir na ata de hoje a avaliação do comunicado na semana passada e reconhecer os esforços da Fazenda para melhorar o ambiente fiscal”, disse Gleisi, por meio de sua assessoria.
Leia também
• Lula sobre juros: "A culpa é do Banco Central. Agora é o Senado que pode trocar o presidente do BC"
• Autonomia do Banco Central: o que é e por que ela é importante? Entenda
• Campos Neto defende autonomia do Banco Central em meio a críticas de Lula
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a ata do Copom, divulgada pelo Banco Central nesta terça-feira foi mais “amigável” em relação às políticas adotadas pelo governo petista.
Já Lula disse que a culpa pela alta taxa de juros no país é do Banco Central e que o Senado Federal pode trocar a presidência do banco, atualmente comandado por Roberto Campos Neto, que tem mandato até o fim de 2024. Lula voltou a afirmar que não é possível que o país cresça com a taxa de juros em 13,75% ao ano, definida pelo BC..