Pressionado pela inflação, Magalu cresce no primeiro trimestre mas prejuízo é de R$ 98 milhões
Do total de vendas, o e-commerce cresceu 16% e as lojas, 6%
Na esteira deoutras grandes varejistas, o Magazine Luiza registrou crescimento no primeiro trimestre deste ano, mas não chegou a ter lucro. As vendas totais do Magalu atingiram R$14 bilhões, uma alta de 13% comparada ao mesmo período de 2021. Mesmo assim, o prejuizo foi de R$ 98,8 milhões, uma queda de 1,1% na comparação, influenciad oprincipalmente pelo aumento pela inflaçao e custo que incide nos produtos.
Já em relação àrentabilidade, o Ebitda ajustado foi de R$ 434 milhões no trimestre, avanço de5% e de 2,7p.p. na margem bruta.
Na semanapassada, a Via (antiga Via Varejo) divulgou lucro atribuído aos controladores de R$ 18 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa queda de 90% ante o mesmo período de 2021. E lucro líquido operacional de R$ 86 milhões de janeiro a março, ou seja, queda de 52,2% na base anual.
A Americanas, por sua vez, teve crescimento de 20% em volume de vendas no primeiro trimestre do ano, mas perda de R$ 923 milhõesem vendas por causa do ataque hacker em fevereiro.
Do total devendas do primeiro trimestre do Magalu, o e-commerce cresceu 16% ultrapassando R$ 10 bilhões em vendas. Dentro das vendas on-line, o destaque é para o marketplace que representou 36% da comercialização on-line.
Nas lojas físicas, as vendas foram de R$ 4 bilhões no trimestre, 6% maior que em 2021 e 10% maior que 2020.
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O diretor financeiro do Magazine Luiza, Roberto Bellissimo, sublinha que o marketplacefoi o motor para o crescimento do primeiro trimestre e destaca a compra do KaBuM!, em conjunto com o aumento da margem bruta, através do repasse dainflação para o preço final dos produtos e redução de subsídios (por exemplo, fretegrátis aos parceiros).
— Osníveis de estoque foram ajustados e otimizamos as despesas variáveis. Destaforma, as margens vêm evoluindo ao longo do segundo trimestre. Março já foi um mêsmais normalizado e a margem Ebitda foi acima de 6%, diz Bellissimo, queacrescenta:
— Agente sempre cresceu nos últimos cinco anos acima do mercado e tivemos geraçãode caixa acima de 8%.
Para o próximo semestre, o Magalu tem expectativa de melhorar os resultados com as vendas direcionadas para a Copa do Mundo, especialmente com as TVs, e aposta naampliação dos serviços de crédito recém-lançado e do fullfilment, um serviço de logística que armazena produtos dos sellers nos centros de distribuição da companhia, para agilizar as entregas.