Logo Folha de Pernambuco

Varejo

Pressionado pela inflação, Magalu cresce no primeiro trimestre mas prejuízo é de R$ 98 milhões

Do total de vendas, o e-commerce cresceu 16% e as lojas, 6%

Magazine LuizaMagazine Luiza - Foto: Divulgação

Na esteira deoutras grandes varejistas, o Magazine Luiza registrou crescimento no primeiro trimestre deste ano, mas não chegou a ter lucro. As vendas totais do Magalu atingiram R$14 bilhões, uma alta de 13% comparada ao mesmo período de 2021. Mesmo assim, o prejuizo foi de R$ 98,8 milhões, uma queda de 1,1% na comparação, influenciad oprincipalmente pelo aumento pela inflaçao e custo que incide nos produtos.

Já em relação àrentabilidade, o Ebitda ajustado foi de R$ 434 milhões no trimestre, avanço de5% e de 2,7p.p. na margem bruta.

Na semanapassada, a Via (antiga Via Varejo) divulgou lucro atribuído aos controladores de R$ 18 milhões no primeiro trimestre deste ano, o que representa queda de 90% ante o mesmo período de 2021. E lucro líquido operacional de R$ 86 milhões de janeiro a março, ou seja, queda de 52,2% na base anual.

A Americanas, por sua vez, teve crescimento de 20% em volume de vendas no primeiro trimestre do ano, mas perda de R$ 923 milhõesem vendas por causa do ataque hacker em fevereiro.

Do total devendas do primeiro trimestre do Magalu, o e-commerce cresceu 16% ultrapassando R$ 10 bilhões em vendas. Dentro das vendas on-line, o destaque é para o marketplace que representou 36% da comercialização on-line.

Nas lojas físicas, as vendas foram de R$ 4 bilhões no trimestre, 6% maior que em 2021 e 10% maior que 2020.

O diretor financeiro do Magazine Luiza, Roberto Bellissimo, sublinha que o marketplacefoi o motor para o crescimento do primeiro trimestre e destaca a compra do KaBuM!, em conjunto com o aumento da margem bruta, através do repasse dainflação para o preço final dos produtos e redução de subsídios (por exemplo, fretegrátis aos parceiros).

— Osníveis de estoque foram ajustados e otimizamos as despesas variáveis. Destaforma, as margens vêm evoluindo ao longo do segundo trimestre. Março já foi um mêsmais normalizado e a margem Ebitda foi acima de 6%, diz Bellissimo, queacrescenta:

— Agente sempre cresceu nos últimos cinco anos acima do mercado e tivemos geraçãode caixa acima de 8%.

Para o próximo semestre, o Magalu tem expectativa de melhorar os resultados com as vendas direcionadas para a Copa do Mundo, especialmente com as TVs, e aposta naampliação dos serviços de crédito recém-lançado e do fullfilment, um serviço de logística que armazena produtos dos sellers nos centros de distribuição da companhia, para agilizar as entregas.

Veja também

Países ricos aceitam em subir oferta de financiamento climático para US$ 300 bi por ano, dia jornal
COP29

Países ricos aceitam em subir oferta de financiamento climático para US$ 300 bi por ano, dia jornal

Governo espera arrecadar R$ 17 bi até final do ano com pacote de receita
BRASIL

Governo espera arrecadar R$ 17 bi até final do ano com pacote de receita

Newsletter