Logo Folha de Pernambuco

BRASIL

Prévia da inflação acelera em setembro, com reajuste dos combustíveis

Gasolina subiu 5,18% no mês e foi o que mais pesou no indicador. Resultado, contudo, veio abaixo do esperado pelos analistas

Posto de combustíveisPosto de combustíveis - Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Considerado a prévia da inflação oficial do país, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), avançou 0,35% na passagem de agosto para setembro. As informações foram divulgadas pelo IBGE nesta sexta-feira.

Os reajustes do diesel e da gasolina nas refinarias, anunciado pela Petrobras no dia 16 de agosto, já se refletiu em aumento nas bombas nos postos de combustível. O efeito do aumento dos preços pesou sobre o índice no mês de setembro.

Perspectivas
Analistas avaliam que a inflação no Brasil segue um processo de desaceleração nos últimos meses. Segundo pesquisa do Boletim Focus divulgada na segunda-feira, as estimativas para a inflação em 2023 estão em 4,86%. Há um mês, estava em 4,9%.
 

A melhora na evolução dos preços tem permitido o Banco Central dar continuidade ao ciclo de corte de juros. Em ata divulgada nesta terça-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) sinalizou que fará cortes de meio ponto, o que traria a Selic para 11,75% no final do ano, e diz ser ‘pouco provável’ acelerar o ritmo.

Andréa Angelo, estrategista de inflação da Warren Rena, estima que a inflação encerre o ano em 4,7%, abaixo do teto da meta, que é 4,75%.

Veja também

Boris Berenstein lança, no Recife, o "caderno de memórias" de sua trajetória
Autobiografia

Boris Berenstein lança, no Recife, o "caderno de memórias" de sua trajetória

Camex aprova manutenção de tarifa de 3,8% para importação de glifosato de fora do Mercosul
CAMEX

Camex aprova manutenção de tarifa de 3,8% para importação de glifosato de fora do Mercosul

Newsletter