Logo Folha de Pernambuco

inflação

Prévia da inflação volta a subir em outubro após dois meses de queda

IPCA-15 avançou 0,16% no mês. Preços dos alimentos voltam a subir, assim como custos com saúde. Combustíveis desaceleram

IPCA-15 avançou 0,16% no mêsIPCA-15 avançou 0,16% no mês - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil

Após dois meses seguidos de deflação no Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação, o indicador avançou 0,16% no mês, segundo dados do IBGE divulgados nesta terça-feira (25). A inversão se deu por causa da alta dos alimentos e dos custos com saúde, ao mesmo tempo em que os preços dos combustíveis desaceleraram.

No acumulado de 12 meses, o índice sobe 6,885%, abaixo dos quase 8% dos 12 meses imediatamente anteriores.

No mês passado, o indicador recuou 0,37%, puxado principalmente pela queda nos preços dos da gasolina e do diesel, refletindo o corte do ICMS para essa categoria e a queda do preço do petróleo, que levaram a sucessivas quedas dos valores praticados pela Petrobras.

Mas a gasolina voltou a subir na bomba nas últimas duas semanas, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O IPCA-15 ainda não captou esse movimento, pois a coleta de preços vai até 13 de outubro. Mas já aponta uma desaceleração nos preços.

O grupo Transportes recuou 0,64% em outubro, bem menos que os 2,35% que no mês anterior. O etanol (-9,47%) e a gasolina (-5,92%) foram os que apresentaram as maiores baixas. Por outro lado, as passagens aéreas saltaram 28,17% em outubro, mais que o triplo do registrado em setembro.

Um dos fatores que contribuíram para o retorno do IPCA-15 para o terreno positivo foram os preço de Alimentos e bebidas, que subiram 0,21%. Esse grupo havia recuado em setembro. Leite longa vida (-9,91%) e o óleo de soja (-3,71%), que contribuíram para a queda no indicador em setembro, continuaram a cair, mas em ritmo mais leve.

O grupo Saúde e cuidados pessoais subiram 0,8% em outubro, refletindo sobretudo o aumento dos planos de saúde. O aumento nos preços de itens de higiene pessoal também influenciou a alta no grupo. Em setembro, o ritmo de alta do grupo havia sido um pouco maior, de 0,94%.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter