Logo Folha de Pernambuco

Economia

Prévia do PIB: atividade cresce 0,57% no segundo trimestre

Setor de serviços cresceu 9% no primeiro semestre e puxou resultado

Cédulas de R$ 100Cédulas de R$ 100 - Foto: José Cruz / Agência Brasil

O Banco Central (BC) registrou crescimento de 0,57% no segundo trimestre na comparação com o trimestre anterior. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, foi divulgado nesta segunda-feira (15).

No ano, o crescimento acumulado é de 2,24% e em junho foi de 0,69%, primeiro crescimento mensal depois de dois meses em queda. De acordo com o relatório Focus também divulgado nesta segunda-feira, o mercado projeta uma alta de 2% no PIB este ano.

O resultado do período pode ser explicado por um crescimento no setor de serviços, que saltou quase 9% na primeira metade do ano. O setor responde por cerca de 70% do PIB do Brasil e é o maior empregador do país.

O varejo também teve resultado positivo no primeiro semestre, mas recuou tanto em maio quanto em junho, de acordo com o IBGE. Inflação, endividamento e juros elevados afetaram o desempenho do setor no período.

Já a indústria foi o setor mais fraco entre as pesquisas mensais do IBGE, caiu em junho e fechou o semestre com queda de 2,2%. Crédito mais caro e inflação afetaram o resultado, assim como problemas na cadeia de suprimentos.

O IBC-Br é considerado uma espécie de prévia do PIB por calcular o índice de atividade econômica, mas usa metodologia diferente do IBGE, responsável pelo número oficial.

Veja também

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol
NEGÓCIOS

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
CONCURSO PÚBLICO

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

Newsletter