Logo Folha de Pernambuco

ECONOMIA

Prévia do PIB: após recessão técnica, atividade em outubro registra nova queda de 0,4%

O resultado calculado pelo BC seguiu os registros negativos da indústria, comércio e serviços

Banco Central do BrasilBanco Central do Brasil - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Depois da recessão técnica registrada pelo IBGE no meio deste ano, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) mostrou uma queda de 0,4% na economia em outubro em relação a setembro. O número foi divulgado nesta quarta-feira (15) pelo BC.

O IBC-Br é considerado uma espécie de prévia do PIB por calcular o índice de atividade econômica, mas usa metodologia diferente do IBGE.

A queda no mês foi influenciada por resultados negativos nos serviços, na indústria e no comércio. No caso dos serviços, setor mais relevante para o cálculo do PIB, a queda foi de 1,2% no mês, quando o mercado esperava alta de 0,1%.
 

O comércio também decepcionou. Em outubro, o mercado esperava alta de 0,8% e acabou vendo um recuo de 0,1%, de acordo com o IBGE. Das oito atividades pesquisadas, cinco registraram queda, entre elas o de móveis e eletrodomésticos, de livros, jornais e papelarias e de combustíveis.

Na indústria a queda foi de 0,6% no mês, impactado pelo desempenho fraco da indústria extrativa , como petróleo e minério de ferro, e dos produtos alimentícios.

O BC também mostrou que esse é o quarto mês seguido de queda na atividade. De acordo com o IBC-Br, a queda de 0,4% em outubro foi precedida de uma de 0,46% em setembro, 0,44% em agosto e 0,11% em julho, sempre referente ao mês anterior.

No acumulado do ano, o crescimento é de 4,99%. Nos doze meses terminados em outubro, a alta é de 4,19% de acordo com o BC.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter