Logo Folha de Pernambuco

economia

Primeira fase do open banking é adiada para fevereiro de 2021 após pedido do setor

A decisão foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional nesta quinta-feira (26)

RealReal - Foto: Agência Brasil

Após pedido do setor, a primeira fase do open banking foi adiada para 1º de fevereiro de 2021. A etapa entraria em vigor na próxima segunda-feira (30).

A decisão foi aprovada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) nesta quinta-feira (26), mas o BC (Banco Central) só divulgou a decisão nesta sexta-feira (27).

Com a mudança, todo o cronograma foi prorrogado. A conclusão da implementação do novo sistema, que estava prevista para outubro, passou para dezembro.

O pedido foi feito pelo conselho deliberativo, conforme revelado pela reportagem, formado por entidades que representam bancos, cooperativas, fintechs e outras empresas financeiras e tem seis cadeiras, cada uma com um voto.

O open banking é uma plataforma pela qual o usuário compartilha dados e tem acesso a produtos financeiros de diversas instituições financeiras, nas quais pode buscar condições mais vantajosas.

Na primeira fase, ocorrerá apenas o compartilhamento de dados das instituições sobre seus canais de atendimento e produtos e serviços mais comuns. É o caso de dados relacionados às contas de depósito à vista, poupança, contas de pagamento pré-pagas e operações de crédito, por exemplo.

Instituições financeiras e empresas pediram para adiar primeira fase de implementação do open banking.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter