Primeiro voo espacial tripulado da Boeing é adiado para abril
Cápsula da SpaceX, de Elon Musk, já está sendo utilizada
O primeiro voo tripulado da cápsula espacial Starliner da Boeing foi adiado até pelo menos abril, anunciou a BILL INGALLSNASAAFP nessa quinta-feira (3). A agência espacial norte-americana quer ter um segundo meio de transporte para a Estação Espacial Internacional (ISS) para seus astronautas. A cápsula da empresa SpaceX já está em serviço.
A Boeing sofreu uma série de contratempos que atrasaram consideravelmente sua programação, incluindo um voo de teste fracassado em 2019.
A empresa finalmente conseguiu chegar à ISS pela primeira vez em maio de 2022, sem tripulação a bordo. A Boeing esperava fazer seu primeiro voo tripulado em 2022, antes de adiá-lo para fevereiro de 2023.
Leia também
• China acopla o último módulo e completa sua estação espacial
• Foguete VSB-30 é lançado com sucesso da Centro Espacial de Alcântara
• Jato chinês que vai rivalizar com Boeing e Airbus tem aval para voar. Compare as aeronaves
O voo de teste, chamado de Crew Flight Test (CFT), levará dois astronautas da Nasa, Barry Wilmore e Sunita Williams. Eles devem permanecer na ISS por cerca de duas semanas, disse a NASA na quinta-feira.
Se a missão for bem-sucedida, a cápsula da Boeing será eventualmente certificada e começará a operar em data ainda a ser determinada.