Procon Jaboatão abre mutirão on-line para renegociar dívidas
A oportunidade será para os residentes de Jaboatão dos Guararapes até o dia 18 deste mês
Uma oportunidade para os residentes de Jaboatão dos Guararapes renegociarem as suas dívidas começa a ser oferecida nesta terça-feira (8) e vai até o dia 18 deste mês. Por meio do Mutirão Digital Jaboatão Negocia, o Procon da cidade vai abrir espaço on-line para que os jaboatonenses possam quitar os débitos com empresas de vários segmentos, entre elas os bancos, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e até as escolas. Não há limite de valor para tentar ser renegociado. Por isso, a expectativa do Procon de Jaboatão é que mais de R$ 2 milhões possam ser negociados, com uma estimativa de atender mais de quatro mil pessoas.
Através do site procon.jaboatao.pe.gov.br, o consumidor lança seus dados pessoais, como endereço, CPF e nome, e informa qual é sua dívida, o valor e qual a operadora que está em débito. Após receber as informações do consumidor, a empresa informar ao Procon a proposta de renegociação do valor da dívida. Depois, o Procon do município irá intermediar essa proposta entre o consumidor e a empresa.
O consumidor poderá entrar no site do Procon do município pelo computador ou pelo celular para fazer a solicitação da renegociação. “O Procon vai intermediar a negociação, que pode ser de qualquer valor de dívida. Se percebermos que é uma proposta boa para o consumidor, vamos fazer o acordo. Ou seja, vamos avaliar a proposta que o fornecedor encaminhar. Será uma avaliação caso a caso”, complementou o superintendente do Procon Jaboatão, José Rangel.
Leia também
• Abertura do verão será neste feriadão com lazer na orla
• Primeira fase da reforma administrativa não gera economia e depende de novas etapas
• Endividamento e inadimplência crescem no país em agosto, diz CNC
Ainda segundo Rangel, o mutirão será importante, sobretudo para aqueles que foram mais afetados pela pandemia. “O consumidor de Jaboatão está no vermelho, está superendividado, muito em razão da pandemia. Isso porque o comércio informal praticamente parou e muitos empregos de carteira assinada ficaram suspensos nesse período, como garçons, pessoas que trabalham em restaurantes, entre outros. Avaliamos que o consumidor está mais vulnerável que nunca, então esse mutirão vai ajudar, principalmente, os mais vulneráveis socialmente”, disse o superintendente.
Em um mutirão do ano passado, que foi presencial, o órgão municipal recebeu mais de 2.500 pessoas. Este ano, de forma on-line, a expectativa é de aumentar para mais de quatro mil pessoas. “Não há uma análise exata de quanto deve ser negociado porque é uma análise diferente. Mas como pode ser acessado facilmente de qualquer equipamento, devemos receber mais pessoas tentando renegociar os débitos. Então deve passar de R$ 2 milhões negociados”, informou Rangel.