Procon-PE notifica Aeroporto Internacional do Recife e companhias aéreas após voos suspensos
Nesse domingo (26), dois sistemas de baterias independentes, que alimentam o circuito de luzes das pistas, apresentaram problemas, resultando na suspensão dos voos
A Aena Brasil, administradora do Aeroporto Internacional do Recife, e companhias aéreas que atuam no local foram notificadas pelo Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Pernambuco (Procon-PE), nesta segunda-feira (27), um dia após problemas na iluminação da pista impedir pousos e decolagens por cerca de quatro horas.
O transtorno ocorreu por volta das 17h12 desse domingo (26), depois que dois sistemas de baterias independentes, que alimentam o circuito de luzes da pista, apresentaram problemas, resultando na suspensão dos voos. As operações foram normalizadas somente às 21h30.
“Devido a essa falha na prestação de serviços, muitos consumidores foram prejudicados em seus compromissos. O Procon está notificando a gestão do aeroporto para que esclareça sobre o ocorrido e também notificou as companhias aéreas para verificação do cumprimento da resolução 400 da Anac, em que as empresas devem prestar toda a assistência aos passageiros”, informou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto.
A resolução 400, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), informa que, caso a empresa cancele o voo, os passageiros têm o direito de escolher entre reacomodação; reembolso integral do valor pago em até 7 dias, a partir da solicitação do consumidor; ou execução por outras modalidades.
Leia também
• Após cerca de quatro horas, Aeroporto do Recife volta a operar normalmente
• Voos no Aeroporto do Recife são suspensos por falha no sistema de iluminação, neste domingo (26)
• Acesso de veículos ao Aeroporto do Recife será modificado; entenda alterações
O Procon-PE lembra que consumidores lesados podem procurar a unidade de atendimento do órgão que fica no primeiro andar do Aeroporto Internacional do Recife. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“Diante dos transtornos deste final de semana, nossa equipe já está de prontidão para dar o suporte e verificar os cumprimentos dos direitos dos consumidores”, informou o gerente Geral do Órgão, Pedro Cavalcanti.
Por meio de nota, a Aena Brasil afirmou que a partir do momento que o problema foi identificado, toda a equipe de manutenção "trabalhou constantemente até a solução da falha".
"Pedimos desculpas pelos transtornos causados pela interrupção", informou a Aena.