Logo Folha de Pernambuco

Defesa do consumidor

Procon-PE notifica nove concessionárias da Ford em Pernambuco

De acordo com o CDC, é necessária a prestação de informações sobre o atendimento, garantia, venda e desistencias

EcoSport 2018EcoSport 2018 - Foto: Marina Barbosa/Folha de Pernambuco

O Procon-PE notificou, nessa quarta-feira (20), nove concessionárias da Ford de Pernambuco para análise e investigação sobre os procedimentos por elas adotados, em face do encerramento das atividades da empresa no Brasil.
 
O objetivo é resguardar os direitos dos proprietários de veículos da marca, ratificando a necessidade de obediência, por parte das concessionárias, dos deveres de cooperação, proteção, informação e, sobretudo, ao dever de boa-fé, exigíveis os fornecedores, visto serem direitos básicos dos usuários, conforme artigos 6º e  8º do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
 
De acordo com o CDC, é necessária a prestação de informações sobre o atendimento aos proprietários cujos veículos estão dentro do prazo de garantia; como serão disponibilizadas as peças de reposição para os veículos que estão fora da garantia; o possível impacto deste encerramento nos prazo de entrega dos veículos novos; e a política para desistência da venda, caso seja a opção do consumidor após o fim da produção dos veículos no país. 
 
Além disso, é preciso esclarecer quais serão os canais de atendimento oferecidos aos consumidores para a solução destes e dos eventuais problemas que decorram das vendas mais recentes.


"A empresa que deixar de promover as adequações necessárias aos consumidores após a venda dos carros estará configurando uma prática abusiva na prestação de serviços, com violação direta do artigo 14 do CDC, entre outros", reforça o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico. O não atendimento das concessionárias aos consumidores acarretará em penalidades administrativas, de acordo com Decreto Federal.

 

Veja também

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol
NEGÓCIOS

Petrobras anuncia volta ao setor de etanol

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
CONCURSO PÚBLICO

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

Newsletter