Logo Folha de Pernambuco

direito do consumidor

Procon Pernambuco fiscaliza 18 agências bancárias por desrespeito ao tempo máximo de atendimento

Os fiscais do órgão do consumidor identificaram que o tempo de espera na fila para o caixa estava acima do permitido pela Lei Estadual 16.559/19

De acordo com o Procon, as agências autuadas passam por processo administrativoDe acordo com o Procon, as agências autuadas passam por processo administrativo - Foto: Procon-PE

Dezoito agências bancárias do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista, na Região Metropolitana, e Goiana, na Zona da Mata Norte, foram fiscalizadas pelo Procon Pernambuco, neste mês de junho. Por desrespeitarem o tempo máximo de espera para atendimento dos clientes que é de 15 minutos, a maioria foi autuada.

Entre os autuados, estão o banco Itaú, do bairro de Afogados e de Prazeres; Caixa Econômica Federal do bairro da Boa Vista e de Prazeres; Bradesco de Prazeres e de Goiana; e banco Santander de Goiana.

Os fiscais do órgão do consumidor identificaram que o tempo de espera na fila para o caixa estava acima do permitido pela Lei Estadual 16.559/19, que prevê o prazo máximo de 15 minutos em dias considerados normais e de meia hora para dias de pagamento de servidores; tributos e que antecedem ou sucedem feriados. 
 


"A fiscalização do Procon em bancos é para levar ao consumidor a garantia do limite no tempo de espera e conforto em um serviço tão necessário no dia a dia do cidadão", afirmou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Marcelo Canuto.

De acordo com o Procon, as agências autuadas passam por processo administrativo tendo garantida a ampla defesa e ficam sujeitas à penalidade de multa.

Veja também

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde
Bolsa de Nova York

Wall Street fecha em alta com Dow Jones atingindo novo recorde

Newsletter