Logo Folha de Pernambuco

Black Friday

Procon Pernambuco orienta consumidores para Black Friday

Em 2019 as lojas de departamentos foram as mais reclamadas pelos consumidores

Movimentação da Black Friday no Shopping RioMar, na Zona Sul do RecifeMovimentação da Black Friday no Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Pensando na prevenção do consumidor para a Black Friday deste ano, o Procon Pernambuco elaborou algumas dicas para os consumidores que pretendem fazer compras no dia 27 de novembro, quando as empresas do comércio físico e online praticam descontos especiais. Os fiscais do órgão de defesa do consumidor estão realizando pesquisas físicas e virtuais, para que no dia do evento uma conferência dos preços dos produtos pesquisados seja feita, conferindo se realmente os preços estão com descontos. 

Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, o órgão orienta que é importante também que os consumidores acompanhem o preço dos produtos que desejam comprar, para não sofrer nenhum golpe ou cair em propagandas enganosas. Em 2019 o Procon recebeu diversas reclamações de lojas de departamento, principalmente referente a estabelecimentos que vendem eletrodomésticos.

“Recomendamos sempre fazer pesquisas nas lojas e nos sites para saber se o desconto aplicado no produto que se pretende adquirir é real. O ideal é pesquisar dias antes do Black Friday para comparar a variação dos preços”, explicou. 

Outro conselho do Procon Pernambuco é de que o consumidor não deve deixar a emoção falar mais alto no momento da compra, e acabar adquirindo algo que traga um endividamento no futuro.  

Folha de Pernambuco · 16.11.20 - Fato e Análise - Pesquisa do Procon Recife constata promoções "frias" para a Black Friday

Veja também

Newsletter